ESPN.com.br
Em 2013, o São Paulo foi campeão da Copa do Brasil sub-17 com a geração que revelou nomes como Lucão, Boschilia e Ewandro para o elenco de profissionais. Destaque e artilheiro daquela competição, Joanderson, porém, ficou para trás. Pior: quase deixou o clube de graça dois anos depois.
Agora, enfim, parece que chegou a hora do atacante. Depois de superar o imbróglio que quase o deixou sem clube no início de 2015, Joanderson chega à decisão da Copa do Brasil sub-20, contra o Atlético-PR, nesta quinta-feira, novamente artilheiro e mais perto de integrar a equipe profissional.
A proximidade nesse caso pode até ser literal. Os jovens são-paulinos têm se preparado para a decisão no Centro de Treinamento da Barra Funda, ao lado do time comandado por Milton Cruz. Joanderson, porém, é observado desde os tempos de Juan Carlos Osorio, que o promoveu em alguns treinos.
“É sempre bom poder treinar no CT da Barra Funda. Além de nos motivar ainda mais, podemos conhecer melhor os jogadores do profissional e rever os amigos que já subiram. Aos poucos, aprendemos mais sobre os treinos do time principal”, contou o jovem, ao site oficial do clube.
Na campanha da Copa do Brasil, Joanderson tem cinco gols, sendo dois na partida de ida das quartas de final contra o Goiás, acompanhada in loco pelo vice de futebol Ataíde Gil Guerreiro e o diretor executivo Gustavo Vieira de Oliveira; e mais dois no jogo da classificação à final, contra o Joinville.
Difícil pensar em melhor forma de impressionar. Ainda mais considerando o que o atacante viveu no início da temporada. Com o contrato próximo do final, Joanderson não entrou em acordo para renovar e chegou a ficar sem vínculo até, enfim, entrar em um acerto com a direção do São Paulo.
Na mira de clubes brasileiros, como Corinthians e Grêmio, e europeus, como Porto, Joanderson foi deixado, inclusive, fora da Copa São Paulo de Juniores, para não atrair atenções. Para mantê-lo, o São Paulo contou com uma cláusula de prioridade, que deu preferência no acerto do novo vínculo.
Atlético-PR também aposta em artilheiro – Do outro lado da decisão, o homem-gol é Bruno Rodrigues, empatado com Joanderson na artilharia – o também são-paulino David Neres é outro com cinco gols. O jovem já mostrou estrela com a camisa rubro-negra e foi promovido por Milton Mendes.
A atuação de Bruno que chamou a atenção do ex-técnico do time principal do Atlético foi um clássico contra o Coritiba, no Campeonato Paranaense da categoria. Foram quatro gols na vitória por 4 a 2. Na Copa do Brasil, ele marcou contra Luverdense (três), Vasco (um) e Criciúma (um).