UOL
Ricardo Nogueira/Folhapress
Apesar da rivalidade, título do Santos na Copa do Brasil pode beneficiar o São Paulo
O São Paulo foi eliminado pelo Santos na semifinal da Copa do Brasil. Mas isso não significa que o clube da capital vá torcer contra o rival na disputa do título contra o Palmeiras. Concorrentes diretos dos santistas pela quarta vaga que o Campeonato Brasileiro oferece para a disputa da Libertadores, os são-paulinos poderão se beneficiar caso o Santos vença o torneio nacional.
Isso porque o campeão da Copa do Brasil tem vaga direta na Libertadores. Hoje, o Santos é o quarto colocado no Brasileiro e o São Paulo, o quinto. Se as posições se mantiverem nas próximas cinco rodadas, o quinto colocado teria acesso ao torneio sul-americano, caso o Santos fique com o título.
Faltando cinco rodadas para o fim do Brasileiro, Santos e São Paulo têm 53 pontos. Ambos têm a mesma campanha, com 15 vitórias, 8 empates e 10 derrotas. A vantagem do Santos se dá pelo melhor saldo de gols: 16 contra 8.
A rivalidade entre os dois times tem se acentuado nos últimos anos. De 2002 para cá, o Santos eliminou o São Paulo sete vezes seguidas em duelos de mata-mata. Foram quatro semifinais do Campeonato Paulista, as oitavas de final da Sul-Americana de 2004 e do Brasileiro de 2002, além do último confronto, pela semifinal da Copa do Brasil.
O São Paulo tem uma tabela pela frente que não pode ser considerada das mais fáceis. Joga contra Cruzeiro, Corinthians e Goiás fora de casa e recebe o Atlético-MG e o Figueirense no Morumbi.
O Santos também tem três jogos fora: contra Joinville, Coritiba e Vasco, todos tentando escapar do rebaixamento. Em casa, os jogos são contra Flamengo e Atlético-PR.
Atrito
A vitória de 3 a 0 contra o Sport no último sábado, deu um pouco de tranquilidade para o técnico Doriva. Porém, o meia Michel Bastos deixou o campo em atrito com a torcida, depois de fazer um sinal de ‘cala a boca’ quando marcou o terceiro gol do time.
Depois da partida, ele recebeu ofensas raciais em seu Instagram. Anunciou que vai processar os que fizeram comentários racistas na rede social.
“Já informei meus advogados sobre o ocorrido e vou tomar todas as medidas cabíveis para que essa pessoa responda legalmente pelo que fez. Se deixarmos esse tipo de situação passar, isso nunca irá cessar. O que pudermos fazer para ser usado de exemplo contra o racismo, seja ele qual for, sempre será importante. Espero que a minha atitude encoraje outras pessoas que sofrem com esse mal a sempre denunciar. Eu jamais irei me calar”.