Adeus de Rogério Ceni tem Lugano capitão, gol de Zetti e “Mito” cantor

100

ESPN.com.br

Gustavo Setti e Patrick Mesquita

Ceni dá adeus à torcida do São Paulo durante despedida no Morumbi
Ceni dá adeus à torcida do São Paulo durante despedida no Morumbi

O último ano da carreira foi para se esquecer, com seguidas trocas de técnico, crise política e até renúncia do presidente Carlos Miguel Aidar. Já o último jogo oficial foi ainda mais dramático. Em 28 de outubro, o Santos massacrou na Vila Belmiro, venceu por 3 a 1 e eliminou o time tricolor nas semifinais da Copa do Brasil. Rogério ainda sofreu uma ruptura do ligamento tíbio-fibular do pé direito que o deixou fora de ação até o final da temporada.

Mas então veio o jogo de despedida, nesta sexta-feira, no Morumbi. Tudo resumido em festa. De um lado, os campeões mundiais de 2005, quando Ceni foi o capitão. Do outro, os campeões mundiais de 1992 e 1993, quando, no segundo título, o goleiro era um reserva recém-promovido aos profissionais. Ambos times campeões. Ambos com Rogério Ceni. Melhor para a geração mais nova, que venceu por 5 a 3.

Publicidade

Os gols do time de dez anos atrás foram de Amoroso, Aloísio, Josué, Thiago Ribeiro e Ceni. Enquanto, pelo agregado de 1992/1993, marcaram Cafu (duas vezes) e Zetti.

LUIS MOURA/Gazeta Press

Rogério Ceni levanta taça do Mundial de 2005 durante despedida do futebol
Rogério levanta taça do Mundial de 2005

Antes de a bola rolar, um show de rock começou a programação da despedida de Ceni. Ao final do espetáculo, a tão aguardada hora chegava. Primeiro, veio o time de 1992/1993. Com os nomes chamados um por um, todos os jogadores entraram em campo individualmente. Os mais ovacionados pela torcida foram Raí, Cafu, Muricy Ramalho e Doriva, que era o técnico da equipe tricolor até mês passado, mas foi demitido do cargo.

Na sequência, vieram os campeões de 2005, com maior barulho dos torcedores para Lugano, Mineiro (autor do gol do título mundial), Amoroso, Aloísio e, claro, Rogério Ceni, que foi o último a entrar em campo.

Após a execução do hino tricolor, os três capitães do tri mundial ergueram as taças conquistadas: Raí (1992), Ronaldão (1993) e Ceni, é claro mais uma vez, que levantou o troféu de 2005. Pronto, agora só faltava a bola rolar.

622 e5ca2423 3b40 354b 93a6 d5b54e3675f0
Fabão relata emoção na despedida de Ceni: ‘Lembrei da final da Libertadores’ 

Show do Amoroso

Depois do apito inicial, um dos primeiros jogadores a se destacar foi Amoroso. Ele abriu o marcador e ainda dominou uma bola de costas, o que levou a torcida à loucura.

Ceni na linha

Ale Vianna/Agência Eleven/Gazeta Press

Lugano domina a bola durante despedida de Rogerio Ceni
Torcida quer a volta de Lugano 

Já aos 30 minutos do primeiro tempo, Rogério Ceni foi substituído para a entrada de Bosco. No mesmo minuto, porém, o capitão do tri entrou com a camisa de linha no lugar de Edcarlos.

Ele logo passou a braçadeira de capitão para Lugano. Seria uma indireta para que o uruguaio volte ao clube do Morumbi? Nas arquibancadas, desde o começo, o grito era pedindo a volta do camisa 5.

Partiu Zetti…

Um dos momentos marcantes para Ceni como jogador de linha foi justamente um pênalti. Mas não, ele não cobrou, como se acostumou a fazer durante os anos no São Paulo. Na verdade, Rogério cometeu uma penalidade. Ele derrubou Cafu dentro da área. Pênalti! A torcida logo escolheu quem deveria cobrar: “Zetti! Zetti!”.

E lá foi o camisa 1, mesmo tímido. O goleiro do bi mundial, porém, mostrou que também poderia cobrar pênaltis. Chute cruzado, forte e alto no canto direito. Sem chances para Bosco.

Já na volta para o seu gol, Zetti vacilou, foi devagar e ficou agradecendo o carinho da torcida. Rogério Ceni viu o companheiro adiantado e chutou por cobertura. A bola quicou no campo, mas passou por cima da meta. Quase um golaço.

622 681a6d95 c450 3382 9edf 7fde0fa096de
Após ‘experiência incrível’, Lugano se diz grato a Ceni

Canta, Rogério

No intervalo, o camisa 01 tricolor chorou e cantou a música “Envelheço na Cidade” junto com a banda IRA. Depois do show musical, o homenageado da noite voltou ao palco, desta vez para receber prêmios da FPF, CBF e troféus especiais, entregues por sócios torcedores.

Ovacionados

O segundo tempo começou meio devagar, e os destaques ficaram com a idolatria para Raí e Zetti, substituídos logo no começo da etapa final. O mesmo se repetiu com Lugano, que saiu aos 24 para entrada de Thiago Ribeiro e ouviu mais uma vez o pedido da torcida para ele voltar.

o Que é isso, Cafu?

Enquanto Cafu mostrou que os 45 anos de idade não o impedem de correr. E como correr. O lateral-direito puxou contra-ataque pelo lado esquerdo e bateu cruzado de canhota para marcar um belo gol para o time 1992/1993.

Finalmente, o gol dele

Já aos 27 minutos, o time de 2005 teve um pênalti à favor. Adivinha quem foi para a bola? Rogério chutou rasteiro e converteu. Gol do camisa 01. Fim de partida.

622 d4bf5e28 2f5e 3a4e 81e4 f40320dbb44c
Arnaldo vê Ceni entre ‘suspeitos’ para assumir o São Paulo como técnico

Adeus, M1to

Títulos não faltaram durante os 25 anos em que o goleiro ficou no time tricolor. Três Campeonatos Paulistas, um Torneio Rio-São Paulo, Duas Recopas Sul-Americanas, uma Copa Conmebol, uma Copa Master Conmebol, uma Supertaça dos campeões da Libertadores, uma Sul-Americana e os principais: duas Libertadores, dois Mundiais de Clubes e três Brasileiros.

1237 jogos pelo São Paulo. 594 partidas no Morumbi, sendo 375 vitórias, 130 empates, 89 derrotas. 110.639 minutos em campo. 131 gols. O torcedor do São Paulo já está com saudades de Rogério Ceni.