Alvaro Pereira se oferece para voltar, e São Paulo discute possibilidade

110

UOL

Guilherme Palenzuela

O uruguaio Alvaro Pereira, 30, se ofereceu para voltar ao São Paulo em 2016 e agora tem a contratação analisada pela diretoria. A primeira impressão sobre a volta do jogador, no entanto, é negativa. Além da opinião da cúpula são-paulina nesse momento, há entraves contratuais para uma possível negociação com a Inter de Milão, da Itália.

Publicidade

Segundo apurou o UOL Esporte, Alvaro Pereira procurou o São Paulo em diferentes momentos nos últimos três meses e informou detalhes contratuais que permitiriam o retorno em janeiro de 2016. O uruguaio passou pelo Morumbi em 2014 e esteve emprestado pela Inter de Milão ao Estudiantes, da Argentina, durante o ano de 2015.

O problema inicial, na visão do São Paulo, é a lembrança da saída de Alvaro Pereira do clube há menos de um ano. Segundo relatado hoje em dia pela diretoria, o uruguaio se irritou com a contratação de Carlinhos para a lateral esquerda e procurou a cúpula ainda durante a pré-temporada de 2015, pedindo para que seu contrato de empréstimo fosse rompido uma vez que – pelo que mostravam até então os treinos de Muricy Ramalho – começaria o ano na reserva.

A postura do jogador no episódio incomodou muito os dirigentes, que chegaram a brecar a possibilidade de transferir o empréstimo do atleta para o Boca Juniors e só depois de nova pressão permitiram a saída para o Estudiantes. Alvaro Pereira tinha contrato até o fim de junho de 2015, disputaria a Copa Libertadores, mas pediu para sair antes.

Tal lembrança breca, neste momento, a aceitação da diretoria do São Paulo depois de o jogador ter se colocado à disposição para voltar em 2016. Temem que, caso não seja titular, o jogador possa apresentar insatisfação semelhante.

Segundo informado por membros da diretoria são-paulina, o contrato de Alvaro Pereira com a Inter de Milão possui hoje cláusula de rescisão de 2,7 milhões de euros (R$ 11,6 milhões). O São Paulo acredita, porém, que o valor para contratar o uruguaio nesse momento seria muito menor, uma vez que o contrato com o clube italiano está próximo do fim e são poucas as chances de ser aproveitado. Nesse momento, a possibilidade de contratação definitiva parece mais pertinente do que um eventual empréstimo, como em 2014.

Apesar do pedido para deixar o clube no início do ano, o São Paulo crê que Alvaro tem algumas das características que vê faltar no elenco atual. Depois da derrota por 6 a 1 para o Corinthians, na reta final do Brasileirão, o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva afirmou que nem todos os jogadores da equipe têm o mesmo comprometimento com o clube. O problema se agrava nesse quesito com a aposentadoria de Rogério Ceni. Agora, o clube busca jogadores que possam oferecer empenho e dedicação, dentro e fora de campo, para reforçar qualidades do time para a Copa Libertadores.

Além de Alvaro, o compatriota Diego Lugano também tem a contratação analisada. Atualmente no Cerro Porteño, do Paraguai, o zagueiro de 35 anos esteve no Morumbi na última sexta-feira para a festa de despedida de Rogério Ceni e foi ovacionado pela torcida antes, durante e depois do jogo comemorativo. A diretoria crê que Lugano pode resolver parte das carências mentais do elenco, mas também acredita que seu retorno, tamanha a idolatria, pressione qualquer técnico a escalá-lo sempre, mesmo fora das melhores condições físicas e técnicas. O volante Josué, 36, que não fica no Atlético-MG, também se coloca à disposição e tem o retorno analisado.

1 COMENTÁRIO