Antecessor de Ceni nos anos 90, Zetti diz: “Ninguém precisa ser igual a ele”

102

GazetaEsportiva.net

Gustavo Boldrini

O goleiro do bicampeonato mundial crê na qualidade de Denis e Renan Ribeiro para suceder o Mito tricolor.

Em 1997, Zetti saía do São Paulo rumo ao Santos e deixava Rogério Ceni como o seu substituto. Antecessor do Mito, a “Muralha Tricolor” esteve à frente da meta são-paulina por seis anos, com 428 jogos e o bicampeonato mundial e da Copa Libertadores no currículo.

Os números não mentem: poucos entendem tanto do gol tricolor como Zetti. Em entrevista à Gazeta Esportiva, o ex-goleiro afirmou que o sucessor de Ceni não deve procurar estar acima do Mito tampouco ser cobrador de faltas, e sim buscar conquistas.

Publicidade

“Não em que fazer mais que o Rogério fez. Não tem que bater falta. Você tem que fazer com que a equipe vença. Você é ídolo do clube quando ganha títulos, não importa como são suas atuações. São os títulos que podem te fazer um personagem da história do clube”, disse Zetti.

Não importa como são suas atuações. São os títulos que podem te fazer um personagem da história do clube.

Zetti

O goleiro do bicampeonato mundial afirmou que a solução para suceder a Rogério está dentro do próprio clube, nas mãos de Denis e Renan Ribeiro. “O time está bem servido. Tanto o Denis quanto o Renan são bons goleiros. Na hora que o Rogério sair, aquele que estiver jogando tem que estar pronto. Para isso, os treinos fazem a diferença”, disse.

Zetti não deixou clara a preferência entre os postulantes à vaga deixada pelo Mito ao final do ano. Mas deixou explícito que, no momento, é a chance de Denis, mais experiente, se firmar.

“Não tenho preferência. Os dois têm qualidade, mas é a vez do Denis ter a oportunidade. Espero que ele agarre essa chance com seriedade e firmeza. É um excelente goleiro, gosto do trabalho dele, e tem que fazer com que o trabalho dele se desenvolva durante os jogos”, finalizou.

Rogério Ceni assumiu a titularidade do São Paulo em 1997, após Zetti deixar o clube (Foto: Acervo/Gazeta Press)

O goleiro Rogério Ceni assumiu a titularidade do São Paulo em 1997, após Zetti deixar o clube (Foto: Acervo/Gazeta Press)

Em 97, Zetti falou sobre o sucessor Rogério à Gazeta Esportiva

Zetti permitiu a ascensão de Rogério Ceni como goleiro do São Paulo ao deixar o Morumbi para assinar com o Santos na temporada de 1997. Em edição impressa daquele ano, o jornal A Gazeta Esportiva conversou com o goleiro na véspera da primeira partida contra o ex-clube, pelo Campeonato Paulista, no estádio do Morumbi.

Perguntado se o então jovem Rogério Ceni seria capaz de substituí-lo à altura, Zetti rasgou elogios ao sucessor, mas, assim como fez ao referir-se a Denis e Renan Ribeiro, disse que um goleiro nunca poderá ser “substituído”.

“[Rogério] é um excelente goleiro, há algum tempo vem sendo cogitado para ser titular do São Paulo. Mas é impossível substituir o Zetti, assim como o Zetti substituir outro goleiro. Cada um tem seu estilo, sua época. Em sete anos de São Paulo, conquistei todos os títulos, entrei para a história do clube dentro da década de 90. Isso ninguém vai apagar”, afirmou a Muralha Tricolor, que além de tudo mostrou visão aguçada de futuro. “O Rogério vai marcar história no clube”.