UOL
PVC
A Conmebol deve divulgar até o fim desta segunda-feira o novo ranking da Libertadores, no qual se baseará o sorteio dos grupos, terça-feira à noite, no Paraguai.
Por enquanto, a confederação publicou os critérios para a elaboração do ranking. A partir desses critérios, o blog contabilizou os pontos e elaborou um ranqueamento preliminar, não oficial.
Por este ranking pré-definido, o Boca Juniors é o primeiro colocado e o Corinthians o mais bem classificado entre os clubes do Brasil. Em teoria, o São Paulo, terceiro brasileiro, não correria o risco de enfrentar os rivais mais difíceis na primeira fase. Isso porque Racing, Huracán e Santa Fé cairiam no mesmo pote são-paulino.
A Conmebol ainda não anunciou que vai dividir o sorteio em potes, como acontece na Uefa, mas a tendência é essa, levando em conta o ranqueamento. Daí o São Paulo ter, aparentemente, mais chance de enfrentar rivais entre Caracas, Oriente Petrolero, Independiente del Valle, Universidad Cesar Vallejo, Puebla ou River Plate, do Uruguai.
Os critérios objetivos criados pela Conmebol são: 1. Performance nos últimos dez anos; 2. Coeficiente Histórico; 3. Títulos nacionais nos últimos dez anos.
Para entender a pontuação histórica, um título da Libertadores conquistado em 2015 vale 10000 pontos, em 2014 vale 90 pontos e assim sucessivamente até alcançar cem pontos para o campeão de 2006. A ideia do decréscimo vale para os títulos nacionais. A única pontuação que não decai é a das conquistas históricas. Nesse caso, os campeões sempre recebem bônus de 100 pontos, os vice-campeões ficam com 50 pontos e os semifinalistas com 30.
Também serão somados pontos por vitórias e por empates na Libertadores, classificações para as oitavas ou quartas-de-final, com valores maiores quanto mais recente for o resultado.
Não é fácil somar tudo. Daí poder haver erro na listagem elaborada pelo blog. Só se saberá com certeza após a divulgação pela Conmebol. A divisão por potes feita abaixo vale para começar a ter noção de como será o sorteio desta terça-feira.
Primeira fase
Pote 1 Pote 2
São Paulo Caracas
Universidad de Chile Oriente Petrolero
Santa Fé Independiente del Valle
Guaraní Cesar Vallejo
Racing River Plate (Uruguai)
Huracán Puebla
Fase de grupos
Pote 1
Boca Juniors
River Plate
Corinthians
Atlético
San Lorenzo
Atlético Nacional
Nacional
Peñarol
Pote 2
Grêmio
Olimpia
Bolívar
Emelec
Universidad Católica
LDU
Cerro Porteño
Palmeiras
Pote 3
Colo Colo
Alianza
Sporting Cristal
Deportivo Cáli
Pumas
Deportivo Táchira
The Strongest
Toluca
Pote 4
Cobresal
Trujilanos
* Seis dos oito grupos terão equipes participantes da primeira fase.