GloboEsporte.com
Marcelo Hazan
Novo técnico do São Paulo prioriza time organizado e defesa sólida; ele obteve saldo de gols mais positivo e comandou time menos vazado no campeonato argentino.
Edgardo Bauza é o novo técnico do São Paulo (Foto: Divulgação/saopaulofc.net)
Novo técnico do São Paulo, Edgardo Bauza prioriza um time organizado e é confiante nas suas convicções. Os relatos são do jornalista Leandro Alves, da rádio “Mitre” e da “DeporTV”, veículos da Argentina pelos quais acompanha há 10 anos o dia a dia do San Lorenzo, último time do treinador nas temporadas 2014 e 2015.
Bauza prefere armar seus times a partir de uma defesa sólida. Prova disso são os números do San Lorenzo no campeonato Argentino, do qual foi vice-campeão, atrás do Boca Juniors: foi o time menos vazado (20 gols sofridos em 30 partidas), com o quarto melhor ataque (44 gols marcados) e obteve o maior saldo de gols da competição (24).
– É o melhor treinador dos que eu vi trabalhar (no San Lorenzo) junto ao Simeone (no clube em 2009 e 2010). Ele tem o estilo de manter a posse da bola e avançar de forma organizada. O sistema que mais gosta é o 3-5-2, mas muda quando o plantel não lhe permite usar esse esquema. No San Lorenzo, jogava no 4-2-3-1. Se tem de segurar um resultado, faz sem problemas. Costuma ser mais defensivo do que ofensivo – disse o jornalista.
– Sempre disse que o futebol brasileiro é muito competitivo e tinha vontade de trabalhar no país. É um técnico simples, que se aproxima com facilidade dos jogadores. Sabe o que quer e como fazer. Seus times são equilibrados: atacam, mas sem perder a organização na hora de voltar. Tem um estilo semelhante ao de Scolari – acrescentou.
Duas vezes campeão da Taça Libertadores com LDU, do Equador (2008), e com o próprio San Lorenzo (2014), Bauza protagonizou história curiosa nas oitavas de final da competição, contra o Grêmio. Antes de o time argentino bater os gaúchos nas penalidades, por 4 a 2, o treinador definiu os batedores, saiu do gramado e foi para os vestiários. Questionado sobre o motivo da atitude, ele respondeu nos corredores da Arena do Grêmio:
– Para que vou ver? Já ganhamos.
As palavras que podem soar como arrogantes não refletem a personalidade do treinador no dia a dia. Apesar de não ser adepto ao rodízio como Juan Carlos Osorio, agora na seleção do México, Bauza se assemelha ao colombiano pela educação e humildade.
Desde criança o treinador é chamado de “Patón”, apelido cuja tradução faz referência a um mau dançarino, a alguém desajeitado por conta da altura de 1,89m. A predileção por jogadores experientes pode ser exemplificada na relação com Hernán Barcos, atacante ex-Palmeiras e seu jogador na LDU – o atacante está no Tianjin Teda, da China.
No fim de novembro, Bauza negociou com o Flamengo, mas o Rubro-Negro acertou com Muricy Ramalho. Agora, ele fechou contrato até o fim de 2016 sem multa com o São Paulo. A torcida espera que o “Patón” volte a fazer o Tricolor honrar sua tradição de brasileiro com mais participações na Libertadores: em 2016 será a 18ª do time, dono de três títulos.
Gostei muito da contratação. O São Paulo precisa de técnico e jogadores com experiência e que já foram campeões de torneios importantes. O Lugano também seria ótimo, pela experiência e apoio psicológico para os mais novos.
Contrata tbm o Raí, Zetti, Ronaldao, Pintado, Cafu, Cerezo, Palhinha e Müller. Vão jogar demais não acha?
Chega do SP Asilo Futebol Clube!
Só acho que um time campeão precisa de 1 ou 2 jogadores experientes e campeões para dar punch para os outros. Pega o elenco de todos os campeões da libertadores e veja se não estou certo.
Relaxa man! Estou zoando. Vc eh de boa e esta certo. Tbm acho que Lugano seria bom no momento atual, mas somente ele e nenhum medalhão mais. Queria ver mais uma vez no SP o Ilsinho, o Dagoberto e o A. Pereira. Vida longa ao Tricolor. Eh nois!
Vamos ver se vai contratar jogador TB, Murrinha no gol, Lucuzão, Migué Bosta, Hudson, tiririca, Osvaldurion, não ganharemos nada
MANO VOCÊ SÓ ESCREVE MERDA ´ SE TOCA MANÉ NINGUÉM CONCORDA COM SUAS IDEIAS PEDE PRA SAIR ..KKKKKKKKKKK
Como não?
Antes de mim a Múmia era intocável, depois de mim muitos viram o quanto era prejudicial a presença do frangão no elenco.
muito bom, agora o q nao pode é o lixo do antaide querer forçar a barra pra trazer o pato autista d volta, esse cara nao é saopaulino, puta traveco infiltrado, Leco tem q ficar esperto
Excelente contratação. Provavelmente a melhor opção no marcado. Ponto realmente positivo para a diretoria.
Contratou um técnico realmente vencedor e que coloca o time para correr.
Esse cara é retranqueiro. Com esse 4-2-3-1 será o Doriva Gringo!
Quando treinou a LDU no 3-4-3 definiu rapidinho sem sofrer que seria o campeão. Mas no San Lorenzo com esse 4-2-3-1 sofreu até no último minuto com um time retrancado.
Não tenho esperanças de jogos bonitos com esse cara.
volta pro videogame q é o q tu entende, cuzao
Você deve e entender muito de futebol neh. E esse Argumentum ad-hominem ai, aprendeu onde? Você me ataca ao invés de argumentar contra o que eu disse, isso soh mostra a sua baixeza.
Quer jogar vídeo game comigo? Bora? Eh muito divertido! Hehehe
Tchau Lucão e Rodrigo Caio ou qualquer outro lixo.