Importância de jogar com os pés é lição deixada por Ceni aos substitutos

81

GazetaEsportiva.net

Edoardo Ghirotto

Os goleiros Denis e Renan Ribeiro serão os responsáveis pela meta são-paulina a partir de 2016.

O legado de Rogério Ceni não está restrito aos gols e títulos que o ex-goleiro ajudou o São Paulo a conquistar. Participativo nos vestiários, o ídolo tricolor também deixou a sua marca na carreira dos arqueiros que serão responsáveis por substituí-lo em 2016. Tanto Denis quanto Renan Ribeiro valorizaram as lições aprendidas no período de convivência com Ceni e se mostraram gratos pelos conselhos que ouviram do ex-jogador nos últimos anos.

Denis trabalhou junto de Ceni desde o início de 2009. Contratado da Ponte Preta, o jogador começou a carreira como terceira opção para a meta tricolor, mas se firmou como suplente imediato após Bosco deixar o clube em 2011. Nos seis anos em que dividiu o vestiário com Ceni, Denis diz que as dicas do ídolo relativas à reposição de bola com os pés foram primordiais para sua evolução como arqueiro.

Publicidade

“Goleiro do São Paulo tem que primeiro saber jogar com os pés. O Rogério me ensinou isso nesses anos. Ele é o pioneiro, é o goleiro que melhor sai jogando com os pés. Procurei pegar esses toques dele”, declarou Denis, que perdeu boa parte da temporada de 2015 por ter sofrido uma grave contusão no ombro direito em fevereiro. Nos últimos compromissos do ano, contudo, o jogador de 28 anos foi acionado para substituir Ceni na reta final do Brasileiro. O ídolo sentiu uma lesão no pé direito, no dia 28 de outubro, e não pôde concluir a temporada à frente da meta tricolor.

Denis arriscou uma falta ao substituir Rogério Ceni no Brasileiro (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)

Denis arriscou uma falta ao substituir Rogério Ceni no Brasileiro (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)

Diante do Cruzeiro, no dia 08 de novembro, Denis teve a sua melhor atuação com a camisa tricolor ao praticar quatro grandes defesas e até arriscar uma cobrança de falta no primeiro tempo. Mesmo sem gostar de abordar o tema, o goleiro admite que tem o interesse de assumir as cobranças de bola parada do São Paulo com a aposentadoria de Ceni. “Se tiver um aproveitamento melhor a cada dia nos treinos e sentir que minha batida na bola está em um nível bom para testar no jogo, por que não ajudar o São Paulo batendo falta como o Rogério fez durante toda a carreira dele?”, questionou.

Denis, no entanto, não terá vida fácil para assegurar a titularidade em 2016. O goleiro Renan Ribeiro terminou 2015 como a terceira opção no Tricolor, mas mostrou durante o ano que tem capacidade de assumir a meta. O atleta de 25 anos foi escalado pelo treinador Juan Carlos Osorio em dez partidas durante um período em que Ceni e Denis se recuperavam de lesão. Segundo Renan Ribeiro, trabalhar ao lado de Ceni reforçou a percepção de que o comprometimento nos treinamentos é obrigatório para o desenvolvimento das habilidades técnicas de um goleiro.

“Uma lição [aprendida com o Ceni] que levarei para minha a história é que treinamento foi feito para você descobrir seu próprio talento. Se você treinar, repetir e insistir, você consegue evoluir qualquer movimento e técnica”, disse Renan Ribeiro. “Eu me aperfeiçoo a cada dia nos treinos com a bola nos pés. Sempre faço “paredão” para melhorar meu controle no domínio e no passe, além de treinar exaustivamente a saída e as ligações de contra-ataque”.

Embora se cobre no dia a dia para aprimorar sua habilidade com a bola nos pés, Renan Ribeiro não planeja se arriscar como Denis nas cobranças de bola parada. O goleiro diz que só se aventuraria na frente caso o São Paulo tivesse de disputar uma decisão por pênaltis. “Eu não pretendo bater faltas e pênaltis durante os jogos. O Rogério já escreveu a história dele como maior goleiro artilheiro da história e eu quero escrever meu nome na história do São Paulo. Em relação aos pênaltis, caso houvesse uma disputa, bateria tranquilamente”.

Renan Ribeiro não pretende seguir os passos de Ceni e assumir as bolas paradas do São Paulo (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)

Renan Ribeiro não pretende seguir os passos de Ceni e assumir as bolas paradas do São Paulo (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)

2 COMENTÁRIOS

  1. SEU VERME LG!!!

    MEU SONHO É TE ENCONTRAR E EM 15 SEGUNDOS VC NÃO TERIA MAIS NENHUM DENTE NA BOCA!!!

    APOSTO QUE SUA MÃE NÃO TE AMAMENTOU E VC NÃO CONHECEU SEU PAI!!!!

    COMO VC CRITICA UM CARA Q TEM 25 ANOS NA MESMA EMPRESA E TEM MAIS CONQUISTAS Q VC TEM DE AMIGO NO FACEBOOK?!

    SEU TRAVECO!!!

    ME ARRUMA TEU ENDEREÇO, VOU TE ENCONTRAR E TE ESPANCAR QUE É ISSO Q VC MERECE SEU TROUXA!!!!