Joia 2016: Joanderson se inspira em Lucas e mira promoção no São Paulo

86

GloboEsporte.com

Marcelo Hazan

Artilheiro da base cita meia-atacante do PSG como exemplo. Com quase dez anos de vivência em Cotia, ele quer se firmar no CT da Barra Funda. “Meta é ficar lá em cima.

O torcedor são-paulino atento aos feitos do time sub-20 reparou em um nome nas partidas da categoria de base: Joanderson. O faro de gol lhe rendeu a artilharia na campanha do título da Copa do Brasil da categoria, com seis gols, ao lado de David Neres. Inspirado em Lucas, hoje no Paris Saint-Germain e ex-companheiro de CT em Cotia, ele agora quer consolidar o bom momento com a promoção ao time profissional em 2016.

Se depender do técnico André Jardine, do time sub-20, a oportunidade será dada. Com passagens por seleção brasileira de base, Joanderson é um dos jogadores mais prontos, segundo o comandante. Um atacante moderno, finalizador e decisivo, na sua avaliação.

Publicidade
Joanderson - São Paulo (Foto: Chris Mussi)
Joanderson é a principal aposta do São Paulo nas categorias de base (Foto: Chris Mussi)

Em Cotia há quase dez anos, Joanderson tem praticamente metade da vida dedicada ao local. Ou seja, é um profundo conhecedor do CT. O desejo, agora, é o passo definitivo para a Barra Funda, onde os profissionais treinam. Para isso, espera brilhar na Copa São Paulo de Futebol Júnior, competição em que o Tricolor estreia neste domingo, às 14h, contra o Paulista de Jundiaí, na Arena Barueri.

– Tive a chance de treinar na Barra Funda, mas sempre junto com a base. Agora em 2016 a meta é ficar lá em cima, ganhar uma oportunidade e agarrar a chance da melhor maneira possível. Espero manter esse trabalho na Copa São Paulo, para conseguir mais um título – disse.

Espaço no ataque existe: Luis Fabiano e Alexandre Pato saíram do clube, e a principal opção para a função é Alan Kardec.

problema para renovar

No início do ano, Joanderson ficou perto de sair do São Paulo. Um problema na negociação para renovar, inclusive, o tirou da disputa da Copinha de 2015, pois seu vínculo estava no fim. Somente em abril é que as duas partes resolveram as pendências e chegaram a um acordo para prorrogar o contrato até 2018.

– Infelizmente fiquei fora por conta desse problema de contrato, mas torci de casa. Foi um processo complicado. Sempre tive calma e conversei com o São Paulo para resolver da melhor maneira. Pode acontecer com todo jogador. Resolvemos e estou feliz. Agora em 2016 quero coisas grandes: gols e títulos.

Em 2015 o objetivo foi cumprido: além da Copa do Brasil, Joanderson participou das conquistas da Copa Ouro e da Copa RS.

estilo Luis fabiano

Aos 19 anos, Joanderson teve estilo comparado no São Paulo ao de Luis Fabiano, terceiro maior artilheiro da história, com 212 gols. Apesar de o próprio se definir como um jogador que cai pelos lados, diferentemente do Fabuloso, ele vê certa semelhança.

– Há grandes jogadores no futebol de hoje. O Luis Fabiano fez uma grande história no São Paulo. Muitos falam que meu estilo de jogo é parecido com o dele. Algumas características acho que são parecidas mesmo. Sou centroavante, mas não fico só dentro da área.

Truco com lucas

Joanderson São Paulo sub-20 (Foto: ANDERSON GORES/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO)
Joanderson, do São Paulo (Foto: ANDERSON GORES/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO)

Durante o tempo em que conviveu com Lucas em Cotia, Joanderson guardou memórias. Uma delas era o momento de descontração ao lado do agora jogador do PSG.

– Na época em que o Lucas estava aqui nós jogávamos truco e era um momento de muita zoeira. Ficou marcado porque ele saiu daqui também, passou onde estamos e agora está fazendo sucesso na Europa. Ele serve de exemplo para todos nós. Estava aqui e conseguiu. Todos nós temos esse objetivo e condição também. É um cara fantástico, exemplo de humildade em todos aspectos – afirmou.

A boa relação com o ex-companheiro rendeu um presente para a irmã de Joanderson, fã de Lucas e que ganhou um vídeo com dedicatória no aniversário do jogador do PSG.

como está a joia 2015

Titular durante parte da temporada, Lucão fez 47 jogos, mas não teve um ano regular tecnicamente. O zagueiro ficou marcado por falhas no fim da temporada e chegou a ser hostilizado pela torcida, mas foi defendido por companheiros. Com contrato até junho de 2019, o defensor de 19 anos é uma das opções do técnico Edgardo Bauza para a defesa, setor que receberá muita atenção do treinador argentino.