Mesmo com pênalti defendido, Ceni foi ofuscado por Guilherme na estreia

82

GazetaEsportiva.net

Luiz Ricardo Fini

Goleada por 4 a 1 sobre o Tenerife, na Espanha, marcou o início da carreira do goleiro no São Paulo.

O goleiro Rogério Ceni defendeu um pênalti em seu primeiro jogo entre os profissionais do São Paulo, mas não deixou o gramado como o destaque da equipe, já que outro estreante, o atacante Guilherme, brilhou ainda mais, marcando os quatro gols na goleada por 4 a 1 sobre o Tenerife, no dia 25 de junho de 1993, pelo Torneio de Santiago de Compostela.

O jogo em território espanhol é histórico para o Tricolor, pois, além de marcar o início da trajetória de Ceni no clube, foi também o primeiro depois da despedida de outro grande ídolo, Raí, negociado com o Paris Saint-Germain. Na época, o agora ex-goleiro tricolor ainda não atraía as atenções da torcida.

Publicidade

Na verdade, depois de 16 horas de viagem, Ceni chegou à Espanha sem saber até que seria titular. Na ausência do dono da posição, Zetti, que estava integrado à Seleção Brasileira na Copa América, o nome mais cotado para assumir o posto era Gilberto, que foi escalado no time principal nos primeiros coletivos. Porém, o técnico interino Márcio Araújo, que substituía Telê Santana, licenciado, decidiu dar uma chance a Rogério no compromisso de estreia no torneio.

“Foi quando tudo começou. Vencemos por 4 a 1. Fiquei sabendo que iria jogar uma hora e meia antes da partida. Na primeira bola que veio, o cara fez gol em mim. Bateu forte e cruzado, não tinha como pegar. Mas aí reagimos. Defendi um pênalti e fomos para a final do campeonato”, recordou Ceni.

O ‘cara’ citado pelo ex-goleiro era o atacante argentino Dertycia, que abriu o placar. Mas a frustração por ter sofrido o gol foi superada na própria partida, quando o goleiro defendeu cobrança de pênalti do mesmo jogador. A jogada serviu para dar confiança a Ceni, mas Guilherme foi o mais saudado ao fim do confronto.

O mais importante não é o jogo em si. Foi o início da trajetória do maior jogador do São Paulo em todos os tempos.

Guilherme

O atacante, que estava emprestado pelo Marília por US$ 70 mil, era visto como um possível substituto de Raí, já que podia jogar mais recuado no meio-campo. O ex-atleta conseguiu convencer a diretoria e teve seu passe adquirido, mas, apesar de todos os gols, sabe que aquela partida entrou para a história por outro motivo. “O mais importante não é o jogo em si. Foi o início da trajetória do maior jogador do São Paulo Futebol Clube em todos os tempos”, declarou Guilherme.

Apesar de atualmente o Tenerife não figurar entre as grandes forças da Espanha, o clube estava em alta na época da estreia de Ceni, pois havia acabado de vencer o favorito Real Madrid, atrapalhando os merengues e abrindo caminho para o título nacional do Barcelona.

Já ao cair diante do Tricolor, o Tenerife permitiu que o clube paulista se classificasse para disputar a decisão do Torneio de Santiago de Compostela contra o River Plate. Com Ceni mantido entre os titulares, o time argentino abriu 2 a 0 de vantagem, mas os brasileiros chegaram ao empate com gols de Catê e novamente Guilherme.

A disputa foi então para os pênaltis, e o goleiro brilhou novamente, defendendo a cobrança de Astrada. Corte ainda mandou para fora, e o São Paulo venceu por 4 a 3, pois apenas Cerezo desperdiçou. Com Guilherme eleito o melhor da competição, Ceni terminou como um dos destaques, conquistando o título logo no primeiro torneio que disputou. Mas ele ainda teria de aguardar muito para ser titular, pois Zetti logo voltaria da Seleção.

O ex-atacante Guilherme marcou quatro gols na estreia de Rogério Ceni pelo São Paulo (Foto: Acervo/Gazeta Press)

O ex-atacante Guilherme marcou quatro gols na estreia de Rogério Ceni pelo São Paulo (Foto: Acervo/Gazeta Press)