UOL – Guilherme Palenzuela
Atacante Ademilson é um dos cotados e depende de aval de novo treinador
O São Paulo ainda não tem técnico para 2016, mas pretende definir a situação e anunciar a contratação até o fim dessa semana, se tudo correr dentro do prazo esperado. Em momento financeiro delicado, o clube sofre para investir no mercado de transferências e poderá reintegrar os jogadores que voltam de empréstimo no início de 2016 caso o novo treinador concorde.
Luis Ricardo, Mateus Caramelo, Thiago Carleto e Ademilson são os atletas que voltam de empréstimo que poderão ser reintegrados por opção do novo treinador. O meia Maicon é o principal jogador do São Paulo que esteve emprestado em 2015, mas em situação específica: o Grêmio negocia há mais de um mês para contratá-lo definitivamente para a próxima temporada. Se não for negociado com o Grêmio, deverá sair para outro clube porque tem bom valor de mercado neste momento.
O atacante Ademilson, 21, deixou o São Paulo no meio do Paulistão por falta de espaço – tinha jogado apenas uma partida no ano. Foi emprestado ao Yokohama Marinos, do Japão, no qual atuou em 38 partidas e marcou 10 gols. Se no início do ano havia muitos atacantes no elenco do São Paulo, hoje são poucos. Alexandre Pato e Luis Fabiano deixam o clube, e apenas Alan Kardec tem titularidade confirmada no setor.
Luis Ricardo, 31, atuou pelo Botafogo em 2015 e foi titular em quase todos os jogos da temporada. O lateral direito pode reforçar a posição que hoje pertence a Bruno, mas que não tem um reserva – o jovem Auro foi utilizado com mais frequência em linha mais avançada, e o volante Hudson foi diversas vezes improvisado na lateral. Para a mesma posição, a opção mais jovem é Mateus Caramelo, que jogou pela Chapecoense em 2015, mas participou de apenas nove jogos.
Assim como Luis Ricardo, o lateral esquerdo Carleto, 26, também atuou pelo Botafogo e foi igualmente titular em praticamente toda a temporada. A posição hoje no São Paulo é dividida entre Carlinhos e Reinaldo, sem titularidade garantida para nenhum dos dois. Carleto foi contratado em 2010, chegou a ser afastado, passou por um ciclo de empréstimos, foi reintegrado em 2013, e agora poderá voltar em 2016.
O São Paulo chegou a manter contato por quase uma semana com o técnico uruguaio Diego Aguirre, com quem teve uma reunião na capital paulista. Dias após a primeira conversa, porém, os contatos cessaram porque a diretoria são-paulina avaliou que o ex-treinador do Internacional não atenderia ao projeto do clube para 2016. A cúpula não revela quais fatores brecaram a investida em Aguirre, que antes da última rodada do Brasileirão foi anunciado pelo Atlético-MG para a próxima temporada.
A diretoria afirma que Cuca, tido no início do processo como único nome de consenso, hoje já não é mais a primeira opção, apesar de ainda estar entre os cotados.
Olha quem está voltando de empréstimo:
– Luiz Ricardo (Lateral Direito): Botafogo;
– Matheus Caramelo (Lateral Direito): Chapecoense;
– Lucas Farias (Lateral Direito): Nautico;
– Carleto (Lateral Esquerdo): Botafogo;
– Henrique Miranda (Lateral Esquerdo): Oeste de Itápolis
– Cortez (Lateral Esquerdo): Albirex Niigata;
– João Felipe (Zagueiro): Fluminense;
– Luiz Eduardo (Zagueiro): Juventude;
– Wellington (Volante): Internacional;
– Maicon (Volante): Gremio (moeda de troca);
– Roni (Atacante): Paysandu;
– Ademilson (Atacante): Yokohama Marino;
– Ewandro (Atacante): Atlético-PR;
Cortez e Carleto vão estar de volta o ano quem. Melhor que o Reinaldo eu tenho certeza que são.
lixo de retorno, zé bundinha e seus pares…..
O Carleto eu acredito que possa render no São Paulo. Os demais eu duvido, mas não vi os jogos deles esse ano, seria bom ver.
Entendo que precisamos de jogadores em crescimento, com fome de bola, ou como fizemos bastante, pegar jogadores que foram para fora, que são claramente bons, mas que não estão sendo aproveitados por fase não tão boa.
Precisamos fechar logo com um técnico bom e vencedor logo. Bauza é um bom nome!
O São Paulo precisa contratar jogadores que foram campeões em outras equipes pois só assim o time terá mais personalidade. O que faz uma equipe campeã são jogadores que já tiveram experiência em decisões. O São Paulo atual é formado por bons jogadores, mas sem bagagem em decisões de campeonato. Em 2005, por exemplo, o São Paulo tinha Amoroso e luizão que eram jogadores experientes em decisões. Por isso digo, contratem jogadores que vivenciaram finais.