Representante da torcida em campo

62

De volta ao Tricolor após quase dez anos, Lugano poderá matar as saudades da torcida. Oficializado como novo reforço do clube, o uruguaio representa como poucos o espírito de raça de uma equipe vitoriosa. Presente em uma das fases mais marcantes do clube, Díos sempre representou dentro de campo cada torcedor da arquibancada. E foi assim, sempre com muita entrega e sem medir esforços para defender o São Paulo, que ganhou o respeito de todos e escreveu o seu nome no Tricolor.

Em sua primeira passagem pelo clube, Lugano fez história e marcou uma geração! Contratado em 2003, ainda desconhecido, o defensor conquistou a torcida são-paulina e, ao lado do eterno capitão Rogério Ceni, liderou o time nas memoráveis conquistas da Libertadores da América e do Mundial, em 2005. Neste período, também esteve presente nas campanhas vitoriosas do Campeonato Paulista, em 2005, e do Campeonato Brasileiro, em 2006.

Publicidade

Quinto jogador estrangeiro que mais defendeu o São Paulo, o marcador disputou 176 partidas como se fossem a última pelo clube. Sempre firme na marcação com seu estilo raçudo e de muita garra, o jogador conquistou a titularidade, o carinho da torcida e esteve presente em 98 vitórias, 40 empates e 38 derrotas – todas com um sentimento amargo para o uruguaio, que nunca admitiu o revés e diversas vezes demonstrou o seu descontentamento com resultados negativos.

Sua entrega e, principalmente, amor pelo clube renderam diversas premiações em sua primeira passagem. Recebeu o prêmio Bola de Prata, da Revista Placar, em 2004 e 2005. Também fez parte da Seleção do Campeonato Brasileiro (2005), Seleção das Américas 2004 e 2005) – eleita pelo jornal uruguaio El País -, Seleção do Campeonato Paulista (2005) e Seleção da Libertadores da América (2005 e 2006), eleita pela CONMEBOL.

Em agosto de 2006, após a decisão da Libertadores, deixou o São Paulo e acertou a sua ida para o Fenerbahçe. Na Turquia, também se destacou e conquistou títulos importantes. No entanto, mesmo longe do São Paulo, Lugano nunca escondeu o seu amor pelo Tricolor e em várias oportunidades demonstrou a sua vontade de retornar ao Brasil e reencontrar a torcida são-paulina. No currículo, acumulou passagens também por Paris Saint Germain-FRA, Málaga-ESP, West Bromwich-ING e BK Häcken-SUE.

Agora, de volta, o uruguaio reforçará a equipe do técnico Edgardo Bauza em busca de um troféu que conhece tão bem: o da Libertadores da América. Ao lado do chileno Mena, também contratado neste início de temporada, o zagueiro tem a missão de fortalecer o Tricolor e resgatar o espírito guerreiro do time, que segue se preparando para encarar os desafios de 2016. Bem-vindo de novo, Díos, a torcida são-paulina te espera de braços abertos!