São Paulo inicia semana com base mantida e cobranças na bola parada

50

GazetaEsportiva.net

Edoardo Ghirotto
As repetições das bolas paradas têm sido frequentes nos treinos táticos de Bauza (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)
As repetições nas bolas paradas têm sido frequentes nos treinos táticos de Bauza (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)

O técnico Edgardo Bauza organizou nesta segunda-feira um treino coletivo para afinar o time titular que estreará no Campeonato Paulista contra o Red Bull Brasil, nesse sábado, em Campinas. O treinador manteve a mesma base que disputou um amistoso na última semana, contra o Cerro Porteño, e cobrou o elenco em todos os lances de bola parada da atividade. Ao interromper faltas e escanteios, o argentino explicava aos atletas como eles deveriam se portar em campo e repetia as jogadas até ser atendido.

O Tricolor mais uma vez trabalhou no esquema tático 4-2-1-3 com Denis; Bruno, Rodrigo Caio, Breno e Mena; Hudson e Thiago Mendes; Michel Bastos, Ganso e Centurión; Alan Kardec. Os reservas foram dispostos em duas linhas de quatro, sendo que a presença de Kieza no ataque foi a grande novidade. O time foi montado com Renan Ribeiro; Auro, Lucão, Luiz Eduardo e Carlinhos; Wesley, João Schmidt, Wilder e Reinaldo; Rogério e Kieza. Mudanças pontuais entre os suplentes foram realizadas ao longo do treino.

As intervenções de Bauza foram feitas nos escanteios e faltas cobrados tanto por titulares quanto por reservas. Milton Cruz, que ainda trabalha nos treinos diários antes de assumir o novo núcleo de análise de desempenho do clube, permanecia ao lado do argentino para traduzir as ordens aos jogadores. As repetições foram a forma encontrada por Bauza para os atletas se aproximarem do que ele considera ser uma cobrança de bola parada ideal. Michel Bastos, por exemplo, bateu uma falta na lateral direita até acertar o cruzamento no miolo da área. “É nesse lugar”, disse o treinador ao meio-campista.

Publicidade

Após o encerramento do coletivo, Bauza deslocou alguns atletas para cobranças de falta e realizou um treino de ataque contra a defesa. O zagueiro Lyanco não apareceu em campo. O jogador, que publicou em sua página no Twitter que defenderá o Tricolor na Libertadores sub-20, deverá reforçar a base já nesta semana.

Lugano seguiu a rotina de treinos específicos e permaneceu no Reffis. Já o atacante Daniel entrou em fase final de recuperação e correu em torno dos gramados do CCT da Barra Funda. Ele sofreu uma contratura no músculo posterior da coxa direita no jogo-treino disputado com o Juventus, no dia 14, e vinha fazendo fisioterapia desde então.

Embora o São Paulo inicie o ano contra o Red Bull Brasil, o foco da comissão técnica de Bauza é a estreia na Copa Libertadores. A equipe disputará a classificação para a fase de grupos contra o César Vallejo, do Peru. O primeiro confronto está marcado para o dia 3 de fevereiro, em Trujillo, enquanto a volta será realizada no estádio do Pacaembu, no dia 10. Nesta terça-feira, o Tricolor disputará um jogo-treino contra o Boa Esporte-MG, também no Pacaembu. A atividade será fechada ao público.