GazetaEsportiva.net
O zagueiro Maicon, que estava no Porto, foi oficializado como reforço do São Paulo para a temporada 2016. O jogador, que deixou a Europa cercado de incertezas devido a um desentendimento em seu ex-clube, acertou contrato até a metade deste ano, no dia 30 de junho. Dessa forma, ele será uma contratação apenas até uma possível quartas de final da Libertadores.
Fora do clássico do último fim de semana, quando o Porto surpreendeu o Benfica ao vencer em pleno estádio da Luz, Maicon deve ter realizado seu último jogo com a camisa do Porto diante do Arouca, há cerca de uma semana. Na oportunidade, foi substituído pelo técnico Julen Lopetegui alegando lesão após cometer um erro determinante para um gol do adversário. O departamento médico portista, no entanto, atesta que nenhuma contusão foi detectada.
“É um sonho realizado. Quando recebi a notícia de que poderia jogar no São Paulo, aceitei imediatamente. Era um sonho que eu tinha, porque o São Paulo tem um dos times mais vitoriosos do Brasil. Estou orgulhoso com esta oportunidade e muito feliz. Quero honrar as cores do clube e ajudar na briga por títulos”, afirmou o novo são-paulino.
Revelado nas categorias de base do Cruzeiro, Maicon deixou o futebol brasileiro com apenas 20 anos e seguiu para a Europa. Em apenas uma temporada pelo Nacional-POR (2008/09), o zagueiro despertou o interesse do Porto-POR. No clube português, Maicon conquistou nove títulos e atuou em 191 jogos.
Foi campeão da Liga Europa, tricampeão português, bicampeão da Taça de Portugal e tricampeão da Supertaça Portuguesa. Neste período, foi eleito o melhor jogador da equipe na temporada 2012 e, assim, recebeu o prêmio Dragão de Ouro.
“Deixei Portugal com um perfil de campeão. E chego em um clube que também tem este perfil. Gosto de conquistar títulos e isso pesou bastante na escolha pelo São Paulo. O São Paulo sempre briga por troféus, e quero fazer parte disso. Quero ajudar os meus companheiros e fazer parte de um time vitorioso”, acrescentou o jogador, que fez exames médicos e já está à disposição do técnico Edgardo Bauza.
O mais provável é que sele seja relacionado para a partida de quarta-feira, contra o Strongest, às 19h30 (de Brasília), pela estreia na fase de grupos da Libertadores, mas fique no banco de reservas. Contestado pela torcida, Lucão foi bancado por Bauza e será titular da equipe contra os bolivianos.