ESPN.com.br
Nesta segunda-feira, o São Paulo anunciou oficialmente a contratação do zagueiro Maicon, ex-Porto. Por empréstimo até o meio do ano, o defensor chega para reforçar o clube no Campeonato Paulista, na Copa do Brasil e na principal competição do clube nesse semestre, a Libertadores da América.
“É um sonho realizado. Quando recebi a notícia de que poderia jogar no São Paulo, aceitei imediatamente. Era um sonho que eu tinha, porque o São Paulo tem um dos times mais vitoriosos do Brasil. Estou orgulhoso com esta oportunidade e muito feliz. Quero honrar as cores do clube e ajudar na briga por títulos”, disse o novo zagueiro.
O novo reforço do clube chega para reforçar um setor carente da equipe e muito criticado pela torcida: a defesa. O técnico Edgardo Bauza já havia dito nos últimos dias que a vinda de um defensor era essencial para a composição do elenco no restante da temporada. O clube chegou a negociar com Marco Torsiglieri, do Monarcas Morellia, mas não obteve sucesso.
No Porto desde 2009, o zagueiro conquistou uma Liga Europa, foi tricampeão português e da Supertaça Portuguesa, além do bicampeonato da taça de Portugal. Pela equipe portuguesa, disputou 191 jogos e foi eleito o melhor jogador do clube na temporada 2012. Agora no clube paulista, o zagueiro espera maracar seu nome.
“Deixei Portugal com um perfil de campeão. E chego em um clube que também tem este perfil. Gosto de conquistar títulos e isso pesou bastante na escolha pelo São Paulo. O São Paulo sempre briga por troféus, e quero fazer parte disso. Quero ajudar os meus companheiros e fazer parte de um time vitorioso”, declarou ao site oficial do clube.
Na equipe do Morumbi, Maicon terá como companheiros no setor o uruguaio Diego Lugano, Lucão – que vem sendo muito criticado pela torcida -, Rodrigo Caio, Breno, o garoto Lyanco e Luiz Eduardo.
Revelado nas categorias de base do Cruzeiro, o atleta deixou o país com 20 anos para atuar em Portugal. Jogou a temporada de 2008/09 pelo Nacional-POR e logo chamou a atenção do Porto, para onde se transferiu na temporada seguinte. Ao todo, ficou por oito temporadas na Europa.
O novo reforço são-paulino chega ao clube após polêmica na sua antiga equipe. Após ter perdido o lance que resultou no gol da vitória do Arouca no último dia 7, o zagueiro pediu para ser substituído alegando uma lesão. A atitude irritou os dirigentes da equipe lusitana, que decidiram por afastar o jogador do elenco.