ESPN.com.br
O São Paulo inicia sua caminhada na Libertadores nesta quarta-feira, às 19h30 (horário de Brasília), no Pacaembu, mas está com a cabeça na famosa altitude de La Paz.
Isto porque o boliviano The Strongest será o mesmo adversário da estreia e da última partida da fase de grupos. Por isso, o técnico Edgardo Bauza já faz as contas para que sua equipe esteja classificada antes da partida derradeira, de forma que o jogo a 3,6 mil metros sobre o nível do mar não seja decisivo.
Da última vez que os clubes se enfrentaram na altitude, aliás, deu Strongest: 2 a 1, em 4 de abril de 2013, também pela Libertadores.
“Necessitamos dos três pontos em casa, porque na classificação é muito importante é fazer os nove pontos como anfitrião. Não será fácil, mas tentaremos. A última partida da fase de grupos será na Bolívia, e veremos como estaremos aí. Tomara que já estejamos classificados antes desse jogo. Vamos planejar de acordo com isso, mas não sabemos o que vai acontecer”, disse Bauza, em sua coletiva da última terça-feira.
Na cabeça do treinador argentino, o The Strongest tem grande chance de ganhar seus três jogos em casa, aproveitando do cansaço que o ar rarefeito impõe aos atletas dos times que não costumam atuar no Altiplano. Por isso, o “Patón” considera o clube aurinegro como uma grande ameaça ao pensar na tabela de classificação.
Além do time de La Paz, River Plate-ARG e Trujillanos-VEN são os outros da chave.
“Minha experiência diz que na Libertadores não há partidas fáceis, todas são complicadas, absolutamente todas, e nosso grupo não é exceção”, decretou Bauza, que conhece bem o torneio continental: foi campeão com a LDU, do Equador, e San Lorenzo, da Argentina.
“Não há lógica (em quem irá se classificar). Todos dizem que São Paulo e River têm grandes possibilidades (de avançar), mas o Strongest é uma equipe muito ofensiva, e quando os rivais jogam na altitude de La Paz é complicado. Nós temos que focar em começar da melhor maneira possível: somando três pontos. Se ganharmos todas em casa, isso nos dá boa possibilidade de classificar”, disse.