Análise: Bauza precisa ir além do discurso em semana de forte pressão

89

GloboEsporte.com

Leonardo Lourenço

Às vésperas de jogo contra o River Plate que pode definir semestre do São Paulo, como apontou Lugano, técnico afirma que jogadores desmotivados perderão lugar.

Lugano deixou o Pacaembu neste último sábado, após a derrota do São Paulo para o São Bernardo por 3 a 1, pelo Paulista, dizendo que o jogo contra o River Plate, quinta, pela Libertadores, definirá o semestre do time. Pouco antes, o técnico Edgardo Bauza admitiu a desorganização do time na terceira derrota tricolor no estadual. E que não irá suportar jogadores desmotivados entre seus titulares.

As declarações expõem a pressão no Morumbi numa semana que vai, de fato, definir qual o papel do clube em 2016 – o time volta de Buenos Aires para enfrentar o Palmeiras, pelo Paulista, e, depois, vai à Venezuela para jogar contra o Trujillianos, novamente pela Libertadores.

Publicidade
Edgardo Bauza São Paulo x São Bernardo (Foto: Marcos Ribolii)Edgardo Bauza terá dias complicados pela frente no São Paulo (Foto: Marcos Ribolii)

A desorganização citada por Bauza não é exclusiva da surpreendente derrota deste final de semana. Ela é a regra deste São Paulo que ainda convive com crises políticas e de vaidade que invadiram, também, os vestiários.

O São Paulo foi apático contra o São Bernardo. Mesmo quando teve um pênalti a favor – desperdiçado por Calleri – e conseguiu fazer um gol, era o time do ABC quem jogava melhor. A justiça se fez no segundo tempo, quando as mudanças de Bauza deram ainda mais espaço aos visitantes, que conseguiram virar.

Um lance é sintomático do momento do time (veja abaixo): o São Paulo perde por 2 a 1, aos 39 minutos do segundo tempo. Lugano, ainda poupado pela torcida, parte para o ataque como um meia e encontra Calleri, que bate nas mãos do goleiro. Lugano, na pequena área, quase aproveita o rebote. Raça, vontade. Era o desespero de um atleta, inconformado com o resultado, que ignora seu papel para fazer aquilo que outros deveriam fazer. Os outros o observavam.

Bauza deixou aberta a possibilidade de realizar mudanças na equipe, mas suas opções são limitadas. Rogério, que teve seu nome pedido no Pacaembu, não parece ser suficiente para resolver os problemas às vésperas de um confronto com o River.

Uma mudança de comportamento pode ajudar mais. E Bauza deu a entender que pensa assim, também, ao alertar que os desmotivados perderão suas vagas. É preciso ir além do discurso.

pênalti perdido

Na primeira jogada de ataque, o São Paulo consegue um pênalti – bem marcado em falta clara de Eduardo em Carlinhos. Calleri, que não marca há oito jogos, bateu… e errou.

lugano salva

Foram dois lances, aos 19 e aos 24 minutos do primeiro tempo. O São Bernardo já era melhor e teve oportunidades claras de fazer o gol, mas o zagueiro Lugano salvou o São Paulo.

não valeu

Rodrigo Caio até conseguiu balançar a rede do São Bernardo, mas a arbitragem anulou o gol do zagueiro, que estava em clara posição de impedimento.

golaço

Ganso fez um golaço aos 29 minutos, ao ajeitar a bola na coxa e bater de primeira. Parecia que a tarde tricolor seria de festa. Parecia…

empate

O empate do São Bernardo saiu aos 23 minutos do segundo tempo. Mena vacilou e Tatá ainda contou com a ajuda de Rodrigo Caio, que desviou seu chute e enganou Denis.

virada

Lugano erra o bote em Henan e, depois, não consegue evitar o cruzamento. Denis desvia a bola para o meio da área e Jean Carlos bate para virar o jogo no Pacaembu.

gol contra

Nada é tão ruim que não possa piorar. A derrota do São Paulo foi consumada com um gol contra de Bruno, que tentou cortar o cruzamento e jogou para a própria rede.

6 COMENTÁRIOS

  1. Bauza será demitido na sexta-feira com a eliminação precoce do time na libertadores. No mais tardar, domingo à noite após a derrota para o Palmeiras. Por outro lado, que existe “panelinha” montada para forçar a saída do técnico isso é óbvio. Mais um 1º semestre perdido.

    • A diretoria nao quer demitir o Bauza agora. Muricy ta traballhando, Cuca é caro, e nao ha clima pra trazer outro patetón no momento. Ainda tem o fato que o quebra galho M Cruz ta bandeado pro lado da oposição. Caso perca de meio a zero, o Sao Paulo segue com chances: basta vencer os tres jogos de sequencia que nao sao dificeis em teoria (trujillanos la e aqui, e River entao ja classificado aqui). Entao iria pra heróica decisao da vaga no ultimo jogo na Bolívia (ja tem a desculpa da altitude). Contra o Palmeiras tem a desculpa do desgaste (até o Ganso ja ta ‘cansado’ veja…hehehe…). Só nao pode ser goleado pelo River na quinta.

    • Não é só isso, Imiv, ele inventou tirar o melhor jogador do meio campo, que estava mordendo o jogo inteiro e dominando o meio campo, o thiago mendes pra colocar outro. ele sai jogando com 2 laterais esquerdos e durante a partida quer ajeitar a situação depois que a vaca foi pro brejo. ele sempre tirar o centurión (que é uma merda de jogador) e coloca o Wesley (jogador de contenção e meio campo) pra segurar o resultado de meio a zero. Técnico fraquíssimo.