globoesporte.com
Marcelo Hazan
Ex-vice presidente de futebol vai ao CT da Barra Funda no sábado, quando ouve palavras de apoio de Bauza, Milton Cruz e do presidente Leco
Ataíde Gil Guerreiro deixou o cargo de vice-presidente de futebol para virar diretor de relações institucionais na sexta-feira. No sábado, dia seguinte, ele foi ao CT da Barra Funda durante o treino fechado do São Paulo para se despedir do elenco e foi aplaudido por todos.
O presidente Carlo Augusto de Barros e Silva, o Leco, o agradeceu, ressaltou sua importância para o clube e disse aos atletas que Ataíde não está saindo, mas sim trocando de cargo. O técnico Edgardo Bauza e o chefe do departamento de análise de desempenho, Milton Cruz, também fizeram agradecimentos ao dirigente. Os jogadores não se manifestaram.
Além de Ataíde, o diretor de futebol Rubens Moreno também saiu do cargo. Ele foi convidado por Leco para permanecer em outra posição da direção, mas ficará fora do Tricolor. Luiz Cunha, que exercia a mesma função em Cotia, com as categorias de base, agora ocupa o cargo no departamento profissional.
Triste por não ter obtido os resultados esperados, Ataíde esperava que o time pudesse ter desempenho melhor nesse ano do que em 2015. Mas a leitura interna era de que algo precisava ser mudado diante das respostas ruins dentro de campo do time, ameaçado de eliminação na fase de grupos da Taça Libertadores. A troca, no entanto, não vai afetar Bauza, prestigiado com a direção para seguir seu trabalho.
Em virtude do andamento das competições, o São Paulo não fará mudanças imediatas no elenco. Mas o desejo a médio prazo é de trocar jogadores que estão decepcionando no quesito comprometimento. Essa crítica, inclusive, foi feita pelo zagueiro Maicon durante a semana.