Calleri marca no fim, SP vence o Botafogo e encerra sequência sem vitórias

90

UOL

Guilherme Palenzuela

O São Paulo mais uma vez jogou mal nesta quarta-feira (23), mas conseguiu marcar um gol nos minutos finais com Jonathan Calleri  com assistência de Paulo Henrique Ganso e venceu o Botafogo por 1 a 0 no Pacaembu, pelo Paulistão. A vitória no palco que teve 2.970 pagantes – pior público do ano – encerrou a sequência negativa de cinco jogos sem vencer.

O técnico Edgardo Bauza mudou o esquema tático pela primeira vez no ano para a partida: aboliu o 4-2-3-1 e os pontas abertos pelos lados do setor ofensivo e armou um 4-3-2-1, com três volantes em linha, Daniel e Paulo Henrique Ganso lado a lado, e Jonathan Calleri como centroavante. Não deu certo, o time pouco criou e teve posse de bola improdutiva. A nova formação tática só durou até o intervalo, quando o jovem Lucas Fernandes entrou no lugar de Carlinhos.

Publicidade

Apesar da melhora, o São Paulo não conseguiu abrir o placar com facilidade e chegou a sofrer alguns sustos do Botafogo.

Fases do jogo

  • Primeiro tempoA mudança do habitual esquema tático não funcionou. No 4-3-2-1 armado para esta quarta-feira, o São Paulo ficou quase inofensivo. Começou o jogo com pouquíssima criatividade e, durante a primeira etapa, só levou perigo em finalizações de Calleri após jogada de Hudson pela direita. Depois disso, teve o controle da posse de bola, mas chegou a sofrer: Carlinhos cobrou escanteio enquanto Hudson e Caramelo ainda tomavam água no banco de reservas, e o Botafogo armou contra-ataque perigosíssimo. A jogada terminou com finalização de Serginho e grande defesa de Denis.
  • Segundo tempoEdgardo Bauza fez uma substituição e uma mudança tática no intervalo: tirou Carlinhos, que jogou como volante, e colocou o jovem meia Lucas Fernandes. O 4-3-2-1 voltou a ser 4-2-3-1, porém sem pontas abertos no ataque. A mudança surtiu efeito e o São Paulo transformou a posse de bola improdutiva em um domínio de jogo mais ofensivo e perigoso ao Botafogo. Uma das chances mais claras foi com o zagueiro Maicon, que pegou rebote de escanteio e finalizou por cima do gol. Nos últimos minutos da partida o atacante Leo, do Botafogo, recebeu de frente para Denis, sem marcação, e perdeu gol incrível. O gol de Calleri saiu em passe milimétrico de Ganso, a cinco minutos do fim.

Destaques

  • DesfalcadoEdgardo Bauza teve 10 desfalques para a partida: Renan Ribeiro, Breno, Wesley, Rogério, Wilder e Michel Bastos (lesionados); Thiago Mendes (suspenso; e Mena, Rodrigo Caio e Lyanco (seleções)
  • Capitão definido?Apesar de Diego Lugano ter sido escalado novamente, o goleiro Denis manteve a braçadeira de capitão

Melhores

  • João Schmidt, São PauloDominou o meio de campo e a trinca de volantes do São Paulo. Mostrou mais dinâmica do que habitualmente e chegou bem ao campo ofensivo, sempre com passes criativos e iniciando boas jogadas.
  • PH Ganso, São PauloO camisa 10 não marcou gol como nos últimos jogos, mas teve mais uma atuação de destaque. O São Paulo só conseguiu jogar quando a bola passou pelo pé dele. Quase fez lindo gol em jogada de contra-ataque no segundo tempo. No fim, deu assistência para o gol de Calleri.

Piores

  • Caramelo, São PauloLateral são-paulino começou pela direita e não conseguiu acompanhar as jogadas do time. Foi visto fora do lugar certo em diversos momentos, principalmente nas investidas ofensivas da equipe.
  • Jonathan Calleri, São PauloO argentino completou mais um jogo sem gol e dessa vez pouco participou. Foi quase inofensivo ao Botafogo.