Entre grandes, ninguém depende tanto de um jogador fazer gol como São Paulo de Ganso

117

ESPN.com.br

Guilherme Nagamine e Paulo Cobos

 

Gazeta Press

Paulo Henrique ganso responde por quase 40% dos gols do São Paulo no ano
Paulo Henrique Ganso responde por quase 40% dos gols do São Paulo no ano

Em boa fase, Paulo Henrique Ganso marcou de novo. No último domingo, o meia fez seu sexto gol na temporada no empate do São Paulo em 1 a 1 contra o Ituano pelo Paulista. E o camisa 10 não é apenas o artilheiro do time paulista como, proporcionalmente, é o atleta que tem mais peso no ataque de seu clube entre os ditos 12 grandes do Brasil.

Publicidade

A equipe comandada por Edgardo Bauza balançou as redes 16 vezes em jogos oficiais na temporada. Ganso, assim, responde diretamente por 37,5% da artilharia da equipe.Segundo levantamento feito pelo ESPN.com.br, o único jogador que chega a ter um peso de pelo menos 30% na artilharia de sua equipe é o atacante Eduardo Sasha, do Internacional. Ele fez cinco dos 16 gols do time em 2016 e responde por 31% da artilharia do time.

Nos outros dez clubes, a conta proporcional varia de 11% a 28%. Curiosamente, Ganso é o único meio-campista que lidera de maneira isolada a artilharia de sua equipe. Nos outros clubes, ou um atacante marcou mais ou um meia divide com o centroavante o posto de maior artilheiro (veja detalhes na tabela abaixo).

Ver Ganso comemorando se tornou rotina nas últimas semanas. Dos seus seis gols, cinco saíram nos últimos 20 dias. Ele marcou em cinco das últimas seis partidas pela equipe: Mogi Mirim, São Bernardo, River Plate-ARG, Trujillanos-VEN e contra o Ituano. Ele só não marcou no período contra o Palmeiras, única partida desta sequência que não foi titular.

“Ganso tem condições para jogar muito melhor do que vem jogando. O que estamos fazendo é trabalhar com ele para que possa voltar para a seleção”, afirmou Bauza no último domingo.

O São Paulo volta a jogar pelo Paulistão nesta quarta-feira (23), às 21h45 (de Brasília), contra o Botafogo de Ribeirão Preto. No final de semana, também pelo Estadual, o compromisso é o clássico contra o Santos, na Vila Belmiro, às 18h30, no domingo.