Problema em voo faz São Paulo encarar maratona de viagem pela Libertadores

63

ESPN.com.br

Eduardo Affonso e Rafael Valente

DJALMA VASSÃO/GAZETA PRESS

Bauza na última viagem do São Paulo
O técnico Edgardo Bauza na volta do São Paulo da Argentina

Em meio à reclamação do técnico Edgardo Bauza sobre a falta de tempo para preparar o São Paulo, o time embarca nesta segunda-feira rumo a Varela, na Venezuela, palco do jogo contra o Trujillanos, nesta quarta-feira, pela terceira rodada da Copa Libertadores. E a equipe terá de se submeter a uma verdadeira maratona até chegar ao destino, o que prejudicará ainda mais a preparação tricolor para o confronto pelo torneio.

O São Paulo deixará o centro de treinamento da Barra Funda às 10h (de Brasília) e embarcará no aeroporto de Guarulhos por volta das 13h. O destino não será a Venezuela e sim o Panamá, contrariando o plano original e motivo da maratona a ser enfrentada.

Publicidade

Segundo pessoas da diretoria do São Paulo ouvidas pela reportagem, o motivo do voo sair do Brasil e ir para o Panamá é que a Copa Airlines, patrocinadora do clube e responsável pela viagem, não conseguiu fretar um voo para a Venezuela em virtude de uma dívida do governo venezuelano com a companhia panamenha.

De acordo com os dirigentes ouvidos, para aceitar o voo da Copa Airlines, as autoridades venezuelanas propuseram renegociar o valor da dívida, algo que não foi aceito pela companhia, que é a segunda empresa nacional de maior faturamento no Panamá, atrás apenas do Canal do Panamá.

De fato, a dívida mencionada pelos são-paulinos existe e não é somente com a Copa Airlines. O governo venezuelano acumula dívidas com diversas companheias aéreas nos últimos anos, algumas delas chegaram a suspender seus voos para o país.

Mas a informação de que isso teria alterado o voo do São Paulo para a Venezuela foi desmentida por Emerson Sanglard, gerente regional da Copa Airlines.

“Não procede. Os assuntos não tem qualquer relação. Em nenhum momento isso foi citado ou solicitado”, respondeu Sanglard para a reportagem.

Ainda segundo ele, todos os voos da Copa Airlines passam pela Cidade do Panamá.

Em nota oficial, o departamento de comunicação do São Paulo informou que as dificuldades foram em relação a dificuldade para fretar voos para a Maracaibo.

“O São Paulo Futebol Clube esclarece que as dificuldades logísticas da viagem do time à Venezuela devem-se à falta de aprovação do INAC, órgão de avião civil da Venezuela, que vetou todas as tentativas de fretamento de vôos não somente da Copa Airlines, mas também de outra empresa aérea que o clube tentou contratar. A Copa Airlines é uma grande parceira do São Paulo, e tem reiteradamente ido além das meras obrigações contratuais para estreitar laços com o clube. O fretamento para o Peru na estreia do time na Libertadores e mesmo a logística da viagem à Venezuela, que apesar de longa será mais confortável para a delegação do que outros vôos comerciais, ilustram a relação de intensa colaboração de uma parceria que é exemplo de profissionalismo e pró-atividade, além de motivo de orgulho para todos os são-paulinos.”

PROGRAMAÇÃO APERTADA

A programação original do São Paulo previa um voo na terça-feira com destino direto a Maracaibo e depois a equipe seria dividida em duas, em aviões de menor porte, para chegar até a cidade de Varela, palco do jogo. A programação, no entanto, caiu.

Agora, a delegação chegará a Cidade do Panamá já no final da tarde desta segunda – são cerca de 6h30 de viagem e o país caribenho tem duas horas a menos do que Brasília. Os jogadores vão jantar no país. Somente a noite é que vão embarcar para a Venezuela.

Então, a equipe deixará a Cidade do Panamá com destino a Maracaibo – a viagem dura poucas horas, mas é provável que o time chegue a Venezuela já durante a madrugada. Na manhã de terça, a delegação tricolor será dividida em dois voos e seguirá para Varela – o aeroporto da cidade é pequeno e não comporta aeronaves de grande porte.

Somente no final da terça-feira é que Bauza terá os jogadores a disposição para treinar. A preparação será no estádio José Alberto Pérez, local da partida na quarta-feira.

O Trujillanos perdeu os dois jogos que vez na Libertadores. Em casa, foi goleada pelo River Plate, da Argentina, por 4 a 0, na estreia do torneio sul-americano. Por isso o São Paulo vê como decisivo os pontos que disputará em solo venezuelano.

SERGIO BARZAGHI/GAZETA PRESS

Rodrigo Caio lamenta revés contra o Palmeiras, no Pacaembu
Rodrigo Caio lamenta revés contra o Palmeiras, no Pacaembu

PROBLEMAS NA VOLTA

Não é só a ida para a Venezuela que tem dado dores de cabeça ao São Paulo. Apesar de oficialmente o clube não ter divulgada a programação, a reportagem apurou com pessoas do departamento de futebol que haverá nova maratona na volta ao Brasil.

DJALMA VASSÃO/GAZETA PRESS

O presidente Leco, do São Paulo
O presidente Leco, do São Paulo

A diretoria tricolor teve dificuldade para conseguir voos diretos. Assim, usará voos comerciais (não fretados) e dividirá a delegação em três grupos.

E a escala é parecida com a que será utilizada na ida. ISto é, o São Paulo deixara Varela rumo a Maracaibo. Depois partirá para a Cidade do Panamá, de onde embarcará para o Brasil.

A divisão dos grupos vai priorizar os jogadores de acordo com a escalação no jogo de quarta. Os titulares primeiro, depois os reservas e a comissão técnica e, por fim, o estafe do São Paulo.

A equipe deve retornar ao Brasil somente na noite de quinta-feira, tendo sexta-feira e sábado como dias para treinar visando o confronto com o Ituano, em Itu, no próximo domingo, pela décima rodada do Paulista.

A falta de tempo para realizar mais treinos em campo tem incomodado o técnico Edgardo Bauza, que inclusive reclamou publicamente após o revés para o Palmeiras, no último domingo, no Pacaembu, pelo Campeonato Paulista.

622 a3e79d1b a98e 3e9e b499 0fa7a647d976
Bauza vê ‘falta de contundência’ no São Paulo; Ataíde garante treinador até o final do ano

“Estão programadas mais de 70 partidas neste ano. Lamentavelmente não temos tempo para falar. Estamos nos acostumando a falar e mostrar vídeos aos jogadores, ocupar o pouco tempo que temos. Horas em campo, como eu gostaria, não temos. Amanhã, estaremos às 7h30 da manhã no CT. Voltaremos na quinta à meia noite. Na sexta vamos treinar, e no sábado praticar para jogar. Não há tempo”, disse Bauza.