SãoPaulo.F.C
Érico Leonan
No Novelli Junior, Tricolor encara o Ituano com a tarefa de retomar o caminho dos triunfos na temporada
Por Rubens Chiri
Não tem meio termo. Na tarde deste domingo (20), às 16h (de Brasília), no Estádio Novelli Júnior, só a vitória interessa ao Tricolor no duelo com o Ituano válido pela décima rodada do Campeonato Paulista. Sem vencer há quatro jogos na temporada, o São Paulo precisa se recuperar e iniciar uma série positiva no estadual antes de retomar a disputa da Libertadores da América – enfrentará o Trujillanos-VEN, no Morumbi, no dia cinco de abril.
“Qualquer derrota piora nossa situação. Estamos sem vencer e se perder domingo piora tudo. Precisamos estar preparados para vencer. O Ituano é muito rápido e jogará em casa. Tem de entrar ligado, porque será difícil. Tem de jogar com mais vontade e procurar uma resposta. O que falo de falta de compromisso é de uma maneira positiva. Precisamos da humildade de cada um reconhecer os erros e corrigir. Está faltando algo. Se algo ruim acontece, é culpa nossa. Não fujo dos problemas. Mas vou trabalhar para essa fase mudar”, afirmou o zagueiro Maicon, que está ‘de volta’ após ser preservado diante dos venezuelanos.
Desde o triunfo sobre o Mogi Mirim por 2 a 0, no Pacaembu, no dia 1º de março, o São Paulo não sabe o que é vencer em 2016. De lá para cá, foram quatro jogos: São Bernardo (1 x 3), River Plate-ARG (1 x 1), Palmeiras (0 x 2) e Trujillanos-VEN (1 x 1). Por isso, Maicon quer que o Tricolor reaja imediatamente. “Precisamos melhorar como um time: defensivamente e ofensivamente. Contra o Palmeiras, por exemplo, tivemos chances de matar o jogo. Uma bola ou outra entra, ou em um vacilo nosso estamos dormindo e sofremos gols. Não é desculpa”, opinou o marcador.
Além de poder contar com o defensor, o técnico Edgardo Bauza tem novamente à disposição o atacante Jonathan Calleri, que cumpriu suspensão na última quarta-feira (16) pela competiçãp continental, mas está liberado para encarar o clube do interior. No entanto, apesar das boas notícias, o Tricolor terá uma série de desfalques para o confronto deste final de semana. A lista é grande e conta com atletas que têm atuado com regularidade neste início de ano.
Renan Ribeiro (apendicite), Breno (tendinite no joelho direito), Wesley (estiramento no músculo posterior da coxa direita), Wilder (contratura no músculo anterior da coxa direita), Michel Bastos (contratura no músculo posterior da coxa direita), Rogério (estiramento no músculo posterior da coxa esquerda) e Lyanco (Seleção Sub-19 da Sérvia), além de Bruno e Hudson (suspensos pelo terceiro amarelo), não seguirão com a delegação para o Estádio Novelli Júnior.
Vale lembrar que o São Paulo não é derrotado pelo Ituano, em Itu, há quase 23 anos. O último revés aconteceu no dia 16 de abril de 1993, por 2 a 1, pelo Campeonato Paulista. Desde então foram sete jogos, com cinco vitórias e dois empates. Nos últimos 16 confrontos entre os clubes, no geral, o Tricolor foi derrotado apenas uma vez: em 2015, por 1 a 0. Nas outras 15 partidas, foram 12 vitórias e somente três empates.
ITUANO x SÃO PAULO
Local: Estádio Novelli Júnior, em Itu (SP)
Data: 20/03/2016, (domingo)
Local: 16h (de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
Assistentes: Mauro André de Freitas e Gustavo Rodrigues de Oliveira
ITUANO: Fabio; Raul Prata, Naylhor, Leonardo e Renan; Guly, Simiao, Claudinho e Guilherme; Ruan e Fernando Viana. Técnico: Tarcísio Pugliese.
SÃO PAULO: Denis; Mateus Caramelo, Maicon, Rodrigo Caio e Mena; João Schmidt, Thiago Mendes e Paulo Henrique Ganso; Carlinhos, Daniel e Calleri. Técnico: Edgardo Bauza.