Análise: São Paulo abusa de erros repetidos, mas sobressai na vontade

77

GloboEsporte.com

Yan Resende

Em mais uma partida em que tudo parecia dar errado, Tricolor mostra determinação para se recuperar das próprias falhas e vencer aos 45 minutos do segundo tempo.

 

Era o retorno ao Morumbi após 126 dias. Era para ser festa, mas o São Paulo mais uma vez não fez uma partida convincente. Deixou a desejar taticamente e repetiu erros de jogos anteriores. Pelo menos sobrou vontade: a equipe do técnico Edgardo Bauza saiu atrás, não desistiu e foi buscar o gol da vitória sobre o Oeste, por 2 a 1, aos 45 minutos do segundo tempo.

Publicidade

A partida mostrou que o Tricolor evoluiu em alguns pontos, já que jogou bem pelos lados e mostrou que não há bola perdida. Em compensação, ainda há muito a melhorar. Sem tempo ou margem para erros, Bauza tem uma longa tarefa no comando do São Paulo.

Neste sábado, o técnico argentino voltou a apostar na qualidade do trio formado por Ganso, Michel Bastos e Daniel para servir Calleri. A estratégia não funcionou. Diante de um adversário bem fechado, o São Paulo não teve qualidade e criatividade para colocar a bola no chão.

A volta do lateral Mena será a única novidade do São Paulo para o jogo deste sábado, contra o Oeste (Foto: GloboEsporte.com)Estratégia de manter praticamente a mesma equipe não se mostrou eficiente no primeiro tempo da partida

A alternativa encontrada foi levantar a bola na área, o que, em vez se ser solução, se tornou problema. Calleri estava isolado no ataque, e, mesmo quando recebia a ajuda de alguns companheiros, não era o suficiente para levar vantagem sobre a alta zaga do time de Itápolis.

Sem ver sua proposta inicial se encaixar, o São Paulo foi se perdendo. Qualquer espaço encontrado no campo ofensivo era oportunidade para mandar a bola na área. As trocas de passes pelos lados do campo até aconteciam, mas o objetivo final era o mesmo: cruzamentos que acabavam rebatidos de qualquer forma pelos defensores do Oeste.

Lance do gol do Oeste mostra espaço deixado pelo São Paulo, que só pensava em atacar (Foto: GloboEsporte.com)Lance do gol do Oeste mostra espaço deixado pelo São Paulo, que só pensava em atacar (Foto: GloboEsporte.com)

O Tricolor ficou mais nervoso em campo. Desorganizado, passou a falhar não só no ataque. Ao se mandar com os dois volantes e também os laterais, o time de Bauza ficou exposto. O Oeste deixava apenas Cristiano após o meio de campo, porém tinha um rápido contra-ataque que se tornou uma dor de cabeça para os são-paulinos.

Aos 43 minutos do primeiro tempo, a equipe de Itápolis precisou de apenas uma chance para ser mais efetiva do que o São Paulo. Mazinho descolou bom passe para Fernandinho, que cruzou rasteiro da esquerda e encontrou Cristiano livre para empurrar ao fundo das redes. A zaga tricolor estava escancarada. Veja:

Os problemas eram evidentes. Mesmo quando o Oeste falhava, como no minuto seguinte ao gol, quando Leandro Santos soltou a bola nos pés de Calleri, o Tricolor não conseguia finalizar bem. As vaias no intervalo eram merecidas. No vestiário, Bauza precisaria mudar peças e também a postura de sua equipe.

Daniel, que errou tudo, deu lugar a Kelvin. Mais veloz, o São Paulo se tornou mais presente no ataque. A jogada ainda era a mesma. Mas, quando os cruzamentos na área pareciam que não levariam a nada, Hudson apareceu como homem surpresa e, meio sem querer, desviou o passe de Bruno, encobriu o goleiro Leandro Santos e empatou a partida. Assista:

A pressão continuou. Pelos lados, o Tricolor jogava bem. Quando centralizava em busca do arremate, faltava capricho. Rodrigo Caio mandou por cima ao desviar a cobrança de escanteio. Kelvin cruzou rasteiro e ninguém completou. Hudson cruzou para Kelvin, que, na pequena área, não alcançou.

Em uma das raras vezes em que o São Paulo teve espaço e jogou pelo meio, Ganso apareceu. O meia deu mais um de seus lindos passes, colocou Calleri na cara de Leandro Santos, o atacante tentou cortar o goleiro, se jogou dentro da área, e o árbitro marcou o pênalti.

Seria o momento ideal para o Tricolor retomar o controle da partida. Seria. Maicon contrariou os companheiros, ignorou os pedidos da torcida por Denis, pegou a bola e foi para cobrança. Escolheu o canto direito do goleiro e viu Leandro Santos fazer a defesa. Veja:

Assim como em boa parte deste início de ano são-paulino, quando tudo parecia que ia dar errado, o time se superou. O personagem da partida foi a síntese de tudo isso. Maicon, que desperdiçou o pênalti, se mandou para o ataque. Lucas Fernandes ensaiou um voleio para completar o cruzamento de Mena, pegou mal na bola, mas encontrou o zagueiro livre para escorar ao fundo do gol.

Pelo quarto jogo seguido, o São Paulo marcou nos acréscimos e deixou conseguiu minimizar uma partida apenas razoável.