UOL
Perrone
A campanha “Cadê você aí no Sofá?” gerou atrito entre diretores do São Paulo e não será repetida no Morumbi. Vinícius Pinotti (Comunicação) e Bruno Caetano (Marketing) divergiram sobre a ação no Facebook. Ela visava atrair mais torcedores para a partida decisiva contra o River Plate na próxima quarta-feira pela Libertadores.
A decisão da cúpula tricolor é que esse tom não deve mais ser usado no relacionamento com a torcida. A iniciativa foi considerada um erro, mas não um pecado mortal. A postagem, porém, não foi imediatamente retirada por causa da análise de que o fato chamaria mais atenção.
Para evitar situações semelhantes, a direção vai criar um novo sistema de controle sobre as publicações oficiais do clube nas redes sociais.
O blog apurou que a postagem foi feita por uma funcionária do departamento de comunicação logo após a vitória sobre o Trujillanos por 6 a 0, pela Libertadores, sem consulta à diretoria. O procedimento é comum no departamento. Por serem inúmeras postagens diárias nas redes sociais, não havia necessidade de aprovação prévia, mas agora as mensagens precisarão passar por mais pessoas antes de serem publicadas.
A campanha teve o apoio de parte da torcida e rejeição de outra parcela. Também gerou críticas de alguns veículos de comunicação, de conselheiros da oposição e até de membros da atual gestão.
As reações negativas incomodaram o diretor de marketing, que avaliou estar pagando a conta de uma iniciativa que não foi dele. Além de ser criticado por conselheiros, Pinotti foi xingado nas redes sociais.
Pressionado, decidiu se posicionar publicamente e disse ao site do diário Lance! que não foi consultado sobre a ação e que, se fosse, teria dito ser contra para aproveitar melhor o bom momento proporcionado pelo time.
Daí quem não gostou foi Bruno Caetano, diretor de marketing. Ele avaliou que o colega deveria ter se manifestado internamente. Os dois divergiram em mensagens por celular, mas não chegaram a romper.
Procurado, Pinotti disse que já tinha dado entrevista sobre o tema e não falaria mais. Caetano não respondeu ao blog.
Por sua vez, José Francisco Cimino Manssur, vice-presidente de marketing e comunicação, respondeu que não iria expor nenhum funcionário publicamente. “Vamos tratar do assunto internamente e corrigir o que for necessário”, afirmou o dirigente.
Também indagada, a assessoria de imprensa do clube disse que a decisão de publicar o post foi de departamento e que não fugiu do que é feito normalmente no setor. Afirmou que a ideia era fazer um chamamento do torcedor para o jogo contra o River por meio de uma postagem bem-humorada. Declarou ainda que muita gente gostou da iniciativa, muita gente não gostou, mas que jamais o São Paulo faria algo para afrontar sua massa de torcedores.
Conselheiros da oposição e alguns membros da gestão alegam que o clube conseguiu criar atrito num raro momento de paz gerada pelo desempenho do time neste ano e que fez um marketing negativo, assumindo uma dificuldade em levar sua torcida para o estádio.