Com novo camisa 9, São Paulo chega a 10 garotos de Cotia na Libertadores

349

GloboEsporte.com – Alexandre Lozetti

Desde que inaugurou o CT de Cotia, em 2005, o São Paulo tenta aumentar o índice de jogadores revelados pelo clube em seu time principal. Aos poucos, em razão da crise financeira em que mergulhou nos últimos anos, isso tem sido alcançado. A inscrição de Luiz Araújo na vaga de Kieza para o mata-mata deixou o Tricolor com 10 revelações da base no grupo de 30 relacionados para a disputa da Taça Libertadores.

O atacante de 19 anos, artilheiro da Libertadores Sub-20, título conquistado pelo clube no início deste ano, foi a única das três mudanças permitidas pelo regulamento. Agora, o São Paulo só poderá inscrever novos jogadores se chegar à semifinal, cuja disputa será apenas em julho.

São Paulo Luiz Araújo (Foto: Igor Amorim/saopaulofc.net)
Luiz Araújo vai usar camisa 9, que ano passado era de Luis Fabiano, na Libertadores (Foto: Igor Amorim/saopaulofc.net)

Araújo ainda está num processo de transição, novo modelo que a diretoria de futebol decidiu implantar para jovens que saem do CT de Cotia para as mãos da comissão técnica profissional, chefiada pelo argentino Edgardo Bauza. Essa foi uma das mudanças realizadas recentemente na base do São Paulo, que agora tem salários menores e avaliações mais rígidas.

Publicidade

Além de Luiz Araújo, estão inscritos na Libertadores o goleiro Léo, o lateral-direito Auro, os zagueiros Rodrigo Caio, Breno e Lucão, o lateral-esquerdo Matheus Reis, o volante João Schmidt e o meia Lucas Fernandes. Sem falar no zagueiro Lyanco, que chegou do Botafogo no início do ano passado e, mesmo tendo subido rapidamente para a equipe principal, fruto da debandada de atletas, passou também por Cotia.

tabela jovens São Paulo Libertadores (Foto: Arte: GloboEsporte.com)

O goleiro Lucas Perri, o zagueiro Kal, o lateral-esquerdo Inácio e o volante Banguelê também estão no tal processo de transição, coordenado por Rene Weber, entre outros. O quarteto deverá enfrentar o Chacarita Juniors, no próximo domingo, em amistoso para comemorar os 110 anos do clube argentino. O São Paulo decidiu mandar sua equipe sub-20.

Por mais que receba garotos – o volante Artur, adorado pelo diretor de futebol Luiz Cunha, deverá ser o próximo –, Edgardo Bauza não abre mão de reforços que tenham “jerarquia”, expressão utilizada pelos demais sul-americanos para definir jogadores de peso, vencedores. O técnico argentino espera de três a cinco contratações para a disputa do Campeonato Brasileiro.

Luiz Araújo e os demais estão à disposição de Bauza para o jogo desta quinta-feira, contra o Toluca, no Morumbi, pelas oitavas de final da Libertadores. O apito inicial está marcado para 21h45.