SãoPaulo.F.C
Érico Leonan
Diante do The Strongest, Tricolor decide o seu futuro na Libertadores da América
Por Rubens Chiri/saopaulofc.net
Assim como foi nas edições de 2013 e 2015 da Libertadores da América, as últimas que o São Paulo participou, o time chega na rodada de encerramento da fase de grupos precisando do resultado para se classificar. Naquelas ocasiões, as vitórias sobre Atlético-MG e Corinthians colocaram a equipe nas oitavas de final do torneio. Já na noite desta quinta-feira (21), às 21h45 (de Brasília), no Estádio Hernando Siles, um empate diante do The Strongest põe o Tricolor na próxima fase da maior competição continental.
Na vice-liderança do Grupo 1, com oito pontos em cinco jogos, a equipe brasileira tem pela frente um adversário direto na briga pela permanência no campeonato: os bolivianos estão no terceiro lugar, com sete pontos, e precisam da vitória para avançar. “Esperamos dar conta da partida, porque o The Strongest jogará com intensidade e tentará impor o ritmo de jogo”, afirmou o técnico Edgardo Bauza, que completou.
“Temos que tratar de minimizar isso e fazer com que isso não nos complique na partida. A nossa equipe está bem e temos que aguentar a pressão deles, principalmente no primeiro tempo, porque será um jogo duro e difícil. Vamos tratar de vencer a partida e deixar a Bolívia com a classificação, porque esta é a nossa meta”, acrescentou o experiente comandante argentino, que está acostumado a altitude: treinou a LDU, de Quito (2850 metros acima do nível do mar), entre 2006 e 2008 e entre 2010 e 2013.
Pelo clube equatoriano, o comandante conquistou quatro títulos: a própria Libertadores e o equatoriano (2007), a Recopa e mais um nacional (2010). Além dos títulos com a LDU, Patón foi campeão da Libertadores em 2014, com o San Lorenzo-ARG, e campeão do Apertura do Peru, com o Sporting Cristal, em 2004. Assim como o comandante, o zagueiro Maicon não espera vida fácil em La Paz, mas mantém o otimismo.
“Não queremos ser surpreendidos em lances de bola parada ou chutes de longa distância. Temos que estar preparados e trabalhar para ser o mais eficaz possível. Vai ser um jogo complicado, mas vamos procurar não sofrer gols. Não vamos só defender, vamos ser o mais correto possível. A primeira opção é não tomar gol, e ganhar o jogo, é claro. Espero que a altitude não me atrapalhe, porque não vai ser uma desculpa. Vamos entrar para vencer. Vamos procurar fazer o nosso papel, o São Paulo tem preparado tudo para não sentir o peso da altitude, tenho certeza que estaremos preparados”, opinou.
Para encarar os bolivianos, Patón poderá contar novamente com o jovem Lucas Fernandes, que cumpriu suspensão contra o Audax pelo Campeonato Paulista no último final de semana. Porém, apesar da boa notícia, o experiente treinador argentino terá alguns desfalques: Renan Ribeiro (apendicite), Breno (tendinite no joelho direito), Carlinhos (estiramento no posterior da coxa esquerda), Daniel (trauma no joelho direito), João Schmidt (entorse no joelho direito) e Lugano (estiramento no posterior da coxa esquerda).
THE STRONGEST x SÃO PAULO
Local: Estádio Hernando Siles, em La Paz, Bolívia
Data: 21/04/2016 (quinta-feira)
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Roberto Tobar (Chile)
Auxiliares: Francisco Mondria e Raul Orellana (ambos do Chile)