Menos rodadas, clássicos a cada 15 dias e mata-mata ‘completo’: os planos para o Paulista-17

90

ESPN.com.br

Marcus Alves e Rafael Valente

Divulgação FPF

Dirigentes de Audax, Corinthians, Santos e Palmeiras na reunião na FPF
Dirigentes de Audax, Corinthians, Santos e Palmeiras na reunião na FPF

Três rodadas a menos na fase de classificação, clássicos a cada 15 dias (rodada sim, rodada não) e quartas e semifinal com jogos de ida e volta. Essas devem ser as mudanças no regulamento do próximo Campeonato Paulista, segundo apurou o ESPN.com.br.

Elas vão ser apresentadas para apreciação dos participantes no conselho técnico do torneio, em encontro previsto para o segundo semestre, com pelo menos mais uma opção (ainda não definida) para votação dos clubes.

Publicidade

As modificações agradam ao presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro de Bastos. Apesar de estar no comando há um ano, o cartola confessou a pessoas próximas que somente no próximo ano poderá colocar em prática as ideias dele para o torneio.

A avaliação é que a edição desse ano foi uma herança da gestão do antecessor, Marco Polo Del Nero (presidente da CBF), pois ele, Bastos, não podia modificar o regulamento. A única alteração foi em relação ao acesso e ao descenso – seis equipes foram rebaixadas para a Série A2 e apenas duas serão promovidas para o próximo ano.

COMO PODE FICAR

Em 2016, foram 20 clubes na primeira divisão. Em 2017, serão 16. A diminuição de quatro equipes permitirá uma mudança significativa no Campeonato Paulista.

A ideia é manter a fase de classificação com quatro grupos, cada um com uma equipe grande como cabeça de chave e mais três clubes. Dessa forma a primeira fase teria 12 e não 15 rodadas. Neste ano, também foram quatro grupos, mas com cinco equipes.

Como são seis clássicos disputados entre os grandes, seria possível fazer um clássico com uma rodada de intervalo, formato que o presidente da FPF admitiu para pessoas próximas o agradar. Além de tornar o torneio comercialmente mais rentável.

A segunda fase sofreria uma mudança também.

As quartas de final e a semifinal, hoje disputadas em jogo único na casa do time d emelhor campanha, teriam partidas de ida e volta, como ocorre na final.

Ao final da competição com esse formato, o campeão ainda faria um jogo a menos do que o atual vencedor faz: 18 jogos – o que permitira uma semana a mais de treinos antes do início da competição ou antes do início do Campeonato Brasileiro.

MUDANÇAS NA A2 e A3

Mudanças devem ocorrer também nas Séries A2 e A3 do Campeonato Paulista, mas não devem ser discutidas nesta temporada.

Isso porque os torneios ainda terão 20 equipes em 2017.

A Série A2 terá 16 clubes somente em 2018, quando (segundo apurou a reportagem) é possível que a fórmula adotada seja semelhante à da primeira divisão.

Atualmente, o torneio é disputado no formato de pontos corridos na primeira fase (são 19 rodadas). Os oito melhores colocados avançam para as quartas de final. Os finalistas são promovidos para a Série A1 do Paulista.

Já a Série A3 terá 16 clubes em 2019. Ainda não a discussões sobre o formato.