Foi no sufoco, mas o São Paulo conseguiu sair de campo com vitória em sua volta ao Morumbi. Longe de casa desde dezembro – esperando a reforma no estádio – perdeu mais um pênalti no ano, mas conseguiu derrotar o Oeste por 2 a 1, de virada, neste sábado, pela 14ª rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista.
Com o resultado, o São Paulo chega a 22 pontos e assegura a segunda colocação no grupo C do estadual nesta rodada, já que a Ferroviária, em terceiro, joga neste domingo, mas tem 16. O Oeste levou a pior e está rebaixado à Série A2 do Paulista, na 17ª posição com 12 pontos.
No primeiro tempo, o São Paulo teve posse de bola e explorou bem as laterais. No entanto, criou pouco e não teve chances reais de gol. O Oeste entrou com postura defensiva; deixou apenas um jogador no na frente e esperou a chance contra-atacar.
Foi assim que o gol do time visitante saiu no Morumbi aos 43 minutos para abrir o placar. Mazinho deu passe em profundidade, Fernandinho avançou pela linha de fundo e cruzou rasteiro para Cristiano, livre, chutar para o gol.
O São Paulo voltou do intervalo pressionando e, assim como na primeira etapa, continuou cruzando a bola na área. A equipe tricolor chegou ao empate logo aos 10 minutos. Foi quase na sorte. Bruno cruzou pela direita, Hudson – muito bem no jogo – se antecipou ao marcador e, de canela, tocou. A bola encobriu o goleiro Leandro Santos e caiu no fundo do gol.
Aos 27, o São Paulo teve nas mãos a chance de conquistar a vitória e encaminhar a vaga nas quartas de final. Calleri recebeu passe de Ganso, saiu na cara do goleiro, tocou de lado e caiu no gramado. O juiz marcou pênalti, Maicon cobrou do lado direito e viu Leandro Santos defender.
Foi o quinto pênalti que o São Paulo perdeu em 2016, de seis cobranças realizadas. Três foram desperdiçados no Paulista e dois na Libertadores. Gols que podem custar caro nos dois campeonatos.
O mesmo Maicon se redimiu e fez o gol da vitória no sufoco, aos 45. Mena cruzou pela esquerda, Lucas Fernandes emendou o voleio na primeira trave, não pegou bem na bola, mas o zagueiro apareceu na pequena área para completar ao fundo das redes.
Técnico surpresa
O Oeste surpreendeu no Morumbi. Ninguém sabia, mas a equipe de Itápolis demitiu o treinador Renan Freitas depois da derrota para o Audax na última rodada, e o auxiliar técnico Serjão assumiu. A primeira mudança feita pelo novo comandante foi deixar o experiente Marcelinho Paraíba no banco de reservas pela primeira vez neste Campeonato Paulista.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 2 X 1 OESTE
Local: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 2 de abril de 2016, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro e Osvaldo Apipe de Medeiros Filho
Público: 10.052 espectadores
Renda: R$ 267.312,00
Cartões amarelos: Lucas Fernandes e Calleri (São Paulo); Leandro Santos (Oeste)
Gols
São Paulo: Hudson, aos dez minutos do segundo tempo, e Maicon, aos 45 minutos do segundo tempo
Oeste: Cristiano, aos 43 minutos do primeiro tempo
SÃO PAULO: Denis; Bruno (Caramelo), Maicon, Rodrigo Caio e Mena; Hudson, Thiago Mendes (Lucas Fernandes), Michel Bastos, Ganso e Daniel (Kelvin); Calleri
Técnico: Edgardo Bauza
OESTE: Leandro Santos; Léo Príncipe, Brinner, Matheus Salustiano e Fernandinho; Guilherme Amorim (Dionísio), Leandro Mello (Renan Mota), Elivelton; Mazinho, Cristiano (Ricardo Bueno) e Maurinho
Técnico: Serjão