GloboEsporte.com
Fernando Vidotto e Marcelo Hazan
Troca do gramado, traves substituídas, rede tricolor, banco de reservas no nível do campo… Após 126 dias, São Paulo volta ao seu estádio para enfrentar o Oeste.
“Luz acesa. Me espera no portão para você ver: que eu to voltando pra casa”. O são-paulino se sente como no verso da música “Casa”, de Lulu Santos, neste sábado, 2 de abril. Após 126 dias, as luzes do Morumbi voltarão a se acender para receber o time no primeiro duelo depois da maior reforma no gramado dos últimos 20 anos. O retorno será no confronto com o Oeste, às 18h30, pela 14ª rodada do Campeonato Paulista.
Antes de o são-paulino rever a sua casa de perto, o GloboEsporte.com lista algumas das novidades no estádio, fechado para jogos desde o dia 28 de novembro, data da emocionante vitória por 3 a 2 sobre o Figueirense.
Combustível para vitórias em 2015, o Morumbi pode ajudar o São Paulo a garantir classificação para as quartas de final. Para isso, além de o Tricolor vencer, é preciso que a Ferroviária não derrote o Botafogo em Araraquara. O líder da chave é o Audax, que tem 21 pontos e recebe o São Bento em Osasco.
Gramado novo
A grama do Morumbi foi trocada. A “Esmeralda” deu lugar à “Bermuda Celebration”, mesma usada nos estádios que receberam a Copa do Mundo de 2014. O sistema de drenagem também foi modernizado. O clube removeu toda a grama e rebaixou o centro do campo. O técnico Edgardo Bauza aprovou a qualidade, após conversar com os responsáveis pela obra.
– É a nossa casa. Isso nos dá alegria. Vai ajudar o ânimo e a recuperação do time. Dá para ver os jogadores contentes por voltar ao Morumbi. Como imagino a torcida também, que volta para sua casa. Valorizo muito isso. Estávamos falando sobre o gramado com os responsáveis. Ainda não está perfeito, mas em 10 dias estará – disse Bauza.
Dimensões padrão Fifa
As dimensões do campo foram modificadas para o padrão FIFA, exigência da Federação Paulista de Futebol para o estadual. Antes, o campo media 108,25 metros de comprimento por 72,70 metros de largura. Agora tem 105 metros de comprimento por 68 metros de largura.
Por isso, é visível o espaço maior entre a escada de acesso aos vestiários até o início das demarcações do gramado reformado. Nas laterais do campo também aumentou a distância entre a linha e a pista de atletismo que circula o gramado.
Banco de reservas modernizado
A visão de quem senta no banco de reservas agora é diferente. Modernizado, o local está situado no mesmo nível do campo. É possível enxergar a lateral do outro lado.
Neste sábado, Léo, Caramelo, Lucão, João Schmidt, Lucas Fernandes, Wilder e Kelvin poderão observar melhor a equipe titular, escalada da seguinte forma por Edgardo Bauza:
Denis; Bruno, Rodrigo Caio, Maicon e Mena; Hudson e Thiago Mendes; Michel Bastos, Ganso e Daniel; Calleri.
Até a rede é Tricolor!
As novas traves do Morumbi receberam redes com as cores vermelho, branco e preto. Os principais candidatos a balançar a rede Tricolor são Ganso, artilheiro da temporada com seis gols, e Calleri, segundo goleador do elenco, com quatro gols. O argentino, aliás, vai estrear no estádio pelo São Paulo. Maicon, Kelvin, Mena, Lucas Fernandes, com a equipe principal, e o técnico Edgardo Bauza também vão viver a experiência pela primeira vez.