Pressionado novamente na Libertadores, São Paulo joga 5ª decisão em quatro meses

80

ESPN.com

Patrick Mesquita

Calleri reafirmou desejo de ir à Europa
Calleri, artilheiro da Libertadores, é a esperança do São Paulo 

O São Paulo tem um importante duelo contra o The Strongest-BOL na noite desta quinta-feira (21). Quando pisar no gramado do Estádio Hernando Siles, em La Paz, às 21h45 (de Brasília), o time tricolor vai precisar de pelo menos um empate para ir às oitavas de final da Libertadores. Atualmente a equipe comandada por Edgardo Bauza ocupa o segundo lugar do grupo 1, com oito pontos. Experiente no torneio, o clube paulista joga pressionado pela terceira vez seguida.

A última vez que os são-paulinos se classificaram sem sofrimento para as oitavas de final foi em 2010, quando foram até as semifinais. Desde então, só na base do sufoco. Em 2013, a equipe precisou de uma vitória sobre o Atlético-MG no duelo final do grupo 3 para conquistar a vaga. Em 2015, o avanço dependeu de um resultado positivo diante do Corinthians no então grupo 2, também na rodada decisiva. Neste ano, a situação se repete e tudo será definido apenas na partida derradeira do atual grupo 1.

Além do retrospecto complicado na Libertadores, o São Paulo também precisa lutar contra um certo cansaço mental em 2016. O elenco vai encarar mais uma decisão no ano. Somando a fase de classificação para o torneio internacional (dois jogos contra o César Vallejo), os duelos contra Trujillanos-VEN e River Plate-ARG, ambos no Morumbi, e a queda para o Audax nas quartas de final do Campeonato Paulista, será a quinta partida de “vida ou morte” em apenas quatro meses de temporada.

Publicidade

Para fugir das “fortes emoções” e conseguir a vaga, o técnico Edgardo Bauza pode armar o time com três volantes. A ideia é aumentar o poder de marcação, principalmente contra um rival que atua a 3.600m de altitude. Assim, Wesley deve ganhar lugar entre os titulares. A dúvida é sobre tirar Kelvin, Michel Bastos ou Paulo Henrique Ganso.

“Sou experiente e sei como ajudar caso o treinador me escale. Precisamos buscar a classificação e estamos focados nisso. Consegui treinar bem e estou à disposição”, afirmou Wesley. “Temos que ter cautela e saber sair para o jogo. Vamos nos defender bem e explorar os ataques com sabedoria. Todos estão comprometidos para conquistar a classificação e espero dar conta do recado se for utilizado, porque jogos assim são importantes”.

Em relação ao time que venceu o River Plate na rodada passada, o São Paulo não poderá contar com João Schmidt, que foi expulso. Outra baixa é Diego Lugano, que sentiu um problema na coxa, mas embarcou com a delegação.

Já o The Strongest precisa repetir a atuação do primeiro jogo contra os brasileiros, quando venceu por 1 a 0, no Pacaembu. Caso ganhe, o clube boliviano segue para a próxima fase. O time vai estrear um novo treinador nesta quinta-feira. César Farías substitui Mauricio Soria, demitido na última semana.

FICHA TÉCNICA
THE STRONGEST X SÃO PAULO

Local: Estádio Hernando Siles, em La Paz, Bolívia
Data: 21 de abril de 2016, quinta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Roberto Tobar (Chile)
Auxiliares: Francisco Mondria e Raul Orellana (ambos do Chile)

THE STRONGEST: Vaca; Bejarano, Marteli, Maldonado e Cristaldo; Veizaga, Castro, Chumacero e Pablo Escobar; Alonso e Ramallo
Técnico: César Farías

SÃO PAULO: Denis; Bruno, Maicon, Rodrigo Caio e Mena; Hudson, Thiago Mendes, Wesley, Ganso (Kelvin) e Michel Bastos; Calleri
Técnico: Edgardo Bauza