Vicunha vive no CT do The Strongest e “supervisiona” rival do São Paulo

269

globoesporte.com

Marcelo Hazan

Animal da família dos camelos é tido como mascote que traz sorte ao clube boliviano. Administrador do complexo diz que bichos já lesionaram dois atletas no passado

Vicunha assiste ao treino do The Strongest em La Paz (Foto: Marcelo Hazan)

Vicunha no CT do The Strongest: animal é símbolo de sorte do clube boliviano (Foto: Marcelo Hazan)

Os jogadores do The Strongest se deparam diariamente com uma vicunha no complexo esportivo de Achumani, onde a equipe treina em La Paz. O animal selvagem da família dos camelos se parece com uma lhama. No clube boliviano, Bico, nome do animal, virou mascote, pelo entendimento de que traz sorte.

Publicidade

Ele vive no CT do Tigre e esteve no local nesta quarta-feira, durante o último treinamento da equipe antes da “final” contra o São Paulo, nesta quinta-feira, às 21h45, no estádio Hernando Silles, pela Taça Libertadores.

Administrador do local há 40 anos, Angel Aguilar conta que Bico entra no gramado e até incomoda os jogadores em alguns momentos. No passado, segundo ele, outras vicunhas chegaram a lesionar dois jogadores do The Strongest por conta da sua agressividade: o lateral-direito William Roca e o meia Ramiro Castillo, que também atuou pelo River Plate e na seleção boliviana.

Manolo, outra vicunha, também vive no complexo esportivo, mas é domesticada e fica presa. Bico, com sete anos, é tido como bravo, mas acompanha Aguilar para todos lados de forma tranquila. Sua presença nas arquibancadas do campo de treinamento é só uma das peculiaridades do CT do The Strongest.

Vicunha assiste ao treino do The Strongest em La Paz (Foto: Marcelo Hazan)Manolo, outra vicunha no CT, é domesticado e vive em local cercado na casa do clube (Foto: Marcelo Hazan)

Ao chegar para acompanhar a atividade, a reportagem presenciou uma reunião do elenco do Tigre a poucos metros de distância, algo inimaginável na rotina dos clubes brasileiros. A qualidade do único gramado da equipe fica bem distante da encontrada pelos são-paulinos no CT da Barra Funda, com três campos.

Vicunha assiste ao treino do The Strongest em La Paz (Foto: Marcelo Hazan)Bico na arquibancada do CT do The Strongest, nesta quarta-feira (Foto: Marcelo Hazan)

Ao fundo, porém, a paisagem impressiona: uma enorme montanha usada por cidadãos locais para fazer corrida dá o cenário do local de trabalho. De lá, alguns deles até aproveitaram para acompanhar a atividade, fechada para a imprensa na maior parte do tempo.

Treino do The Strongest na Bolívia (Foto: Marcelo Hazan)Montanhas ao redor do CT do The Strongest impressionam (Foto: Marcelo Hazan)

O responsável por comunicar a reportagem de que a segunda parte do treino seria fechada foi o próprio Aguilar. Entre as muitas funções do senhor está a de lavar e pendurar o uniforme dos garotos da escola do The Strongest em um varal improvisado. Antigamente, fazia o mesmo pelos profissionais. Agora, acumula muito trabalho e deixa a função para outros funcionários. Ele espera ver o Tigre nas oitavas de final.

Treino do The Strongest na Bolívia (Foto: Marcelo Hazan)Atletas do The Strongest em treino desta quarta-feira, véspera do jogo contra o São Paulo (Foto: Marcelo Hazan)

Atrás de uma vitória para se classificar, o The Strongest vai estrear seu novo técnico, César Farías, diante do São Paulo, segundo a assessoria de imprensa do clube. O treinador venezuelano, que não comandou a atividade e será apresentado nesta tarde, estará no banco de reservas. Ao Tricolor, basta um empate nos 3.600 metros de altitude de La Paz para garantir a passagem para as oitavas de final da Libertadores.

Administrador do CT do The Strongest, da Bolívia (Foto: Marcelo Hazan)Aguilar trabalha no CT há 40 anos, onde cuida dos uniformes dos garotos da escolinha do time (Foto: Marcelo Hazan)