História mostra que São Paulo na semi é ‘meio caminho andado’ para final

83

ESPN.com.br

Gustavo Setti e Patrick Mesquita

Jogadores do São Paulo comemoram vaga na semifinal da Libertadores
Jogadores do São Paulo comemoram vaga na semifinal da Libertadores

Mesmo com a derrota por 2 a 1 para o Atlético-MG na noite da quarta-feira (18), o São Paulo confirmou vaga entre os quatro melhores da Copa Libertadores. Os times empataram por 2 a 2 no placar agregado, mas os paulistas seguiram pelo gol marcado no Independência. A classificação é ainda mais importante pelo retrospecto no torneio. O aproveitamento tricolor na penúltima fase é de 66%.

Esta é a décima classificação são-paulina para a semi. Nas nove que disputou, os tricampeões da América passaram seis vezes. O São Paulo também é o brasileiro com o maior número de presenças fase. O clube paulista já era dono da marca e agora aumentou. O torcedor tricolor viu o time entre os quatro melhores da competição favorita em 1972, 1974, 1992, 1993, 1994, 2004, 2005, 2006 e 2010. Santos (8), Grêmio (7) e Inter e Palmeiras (6) estão logo na sequência.

Já em relação a título a conta é outra. De todas as nove participações entre os quatro melhores, o time do Morumbi foi campeão três vezes, o que dá um aproveitamento de pouco mais de 33%.

Publicidade

A vaga também marca a reviravolta tricolor na Libertadores. O elenco se complicou logo no primeiro jogo, quando foi derrotado pelo The Strongest-BOL, no Pacaembu. Naquele momento, o discurso era de avançar no mata-mata era “muito complicado”. A reação é motivo de orgulho para o presidente do clube, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco.

622 72ebeca4 b5b4 3c4e bb78 ccc90856d713
Orgulhoso, Leco diz: ‘O São Paulo recuperou a sua identidade’

“Estamos orgulhosos porque o São Paulo recuperou sua identidade, sua credibilidade, se reestabeleceu com a torcida um vínculo fundamental. Enfim, as coisas acontecem porque há muito trabalho, muita coisa feita. O São Paulo estar na semi é uma grande conquista. Espero seguir em frente, mas se não avançar é honroso e gratificante o que o clube fez”, disse aos canais ESPN após o duelo.

O São Paulo ainda não sabe quem será o adversário na semifinal da competição. Caso os argentinos Rosário Central e Boca Juniors se classifiquem, o rival tricolor sairá do duelo entre Pumas-MEX e Independiente Del Valle-EQU.