Lugano promete não ser “fominha” e vê São Paulo longe de alcançar o teto

79

Marcelo Prado – Globoesporte.com

Bem humorado após vitória em clássico, zagueiro está confirmado no próximo jogo, mas indica que não terá sequência: “Não estaria 100% e prejudicaria a equipe”

Lugano segue invicto contra o Palmeiras. Neste domingo, manteve a marca com a vitória por 1×0 no Morumbi, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Nesta segunda-feira, conversou com a imprensa de forma bem humorada nesta manhã, no CT da Barra Funda. Antes do início da coletiva, brincou:

– Está vazio aqui, né? Do outro lado deve estar cheio.

Como as semifinais da Libertadores serão disputadas apenas em julho, o zagueiro pede foco no Brasileirão, mas já alerta que não tem condições físicas para manter uma sequência de jogos em alto nível.

Publicidade

– Com 35 anos, sinto algumas dores, é complicado jogar tantos jogos seguidos em alto nível. Não é porque eu não posso jogar, é porque não estaria 100% e prejudicaria a equipe. Seria muito fominha tirar o lugar de quem está melhor, não é inteligente – explicou o zagueiro.

– O São Paulo é o time que mais joga e o que mais viaja no futebol brasileiro. É preciso ter cuidado para cuidar do desgaste dos jogadores. O corpo técnico tem experiência e está resolvendo essa questão da melhor maneira possível. Não adianta querer jogar sempre sem estar 100%. Nesse calendário brasileiro, não existe alternativa, tem que mexer na equipe – completou.

Com o triunfo deste domingo, o Tricolor voltou a vencer um clássico paulista após quase um ano – o último triunfo havia sido sobre o Santos, em junho de 2015. O defensor uruguaio admitiu que estava incomodado com a marca negativa. Agora, sem o peso nas costas, quer manter o São Paulo entre os líderes.

– Sem dúvida, este fato de não ganhar um clássico há tempo incomodava todo mundo. Ontem, conseguimos tirar esse peso das costas e somar três pontos. Estamos seguindo perto dos primeiros colocados no Brasileirão. É fundamental ficar perto neste início. O campeonato não permite bobeadas, já que tem muitos jogos em sequência. Se você não conquistar pontos, cai na tabela e depois é difícil recuperar – alertou.

Para o zagueiro, o fato de o Tricolor ficar um mês sem atuar pela Libertadores tem o seu lado positivo. Lugano vê potencial no elenco que, segundo ele, ainda não chegou em seu teto. Ele entende que a equipe comandada por Edgardo Bauza deve melhorar ainda mais para a decisão contra o Atlético Nacional.

– Nós vínhamos muito bem, e ficar um mês e meio sem jogar não sei se é positivo. Mas por outro lado, penso que o São Paulo não atingiu seu máximo rendimento. E para começar a atingir isso, é preciso ter todo o elenco, o que não temos agora. Vamos precisar de todos na semifinal – projetou.

– Acho que ainda temos muito a melhorar futebolisticamente, não estamos nem perto de alcançar o teto, podemos alcançar esse teto nos jogos das finais da Libertadores. O time é combativo, é competitivo, e a torcida acredita no time. Mas sabemos que ainda podemos e devemos dar mais. Só dessa maneira vamos ganhar coisas importantes – acrescentou o uruguaio.

Embalado com a vitória sobre o Palmeiras, o São Paulo volta a campo na quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), para enfrentar o Figueirense, em Santa Catarina.