Classificado mesmo após perder por 3 a 1 para o Toluca no México, o São Paulo terá pela frente nas quartas de final da Libertadores um tipo de adversário em que ultimamente costuma tropeçar quando enfrenta: brasileiro.
Desde 2006, ano em que perdeu a final para o Internacional, a equipe do Morumbi, que agora enfrenta o Atlético-MG, caiu em sete dos nove mata-mata que disputou quando jogou contra times “tupiniquins”.
O Cruzeiro e o “Colorado” foram a maiores “pedras no sapato” tricolor, já que foram responsáveis por duas eliminações são-paulinas cada um. Grêmio, Fluminense e o próprio Atlético-MG foram os outros clubes que passaram pelo São Paulo nas fases decisivas da Libertadores.
Veja abaixo, uma a uma, como foram as quedas da equipe paulista diante dos brasileiros no principal torneio de clubes da América nos últimos dez anos:
Libertadores 2006 – Internacional (final):
Após perder por 2 a 1 em pleno Morumbi lotado, o São Paulo teve de decidir a finalíssima daquela Libertadores diante do Internacional no Beira-Rio. Então atual campeão, a equipe do Morumbi conseguiu apenas um empate em 2 a 2, gols de Fabão e Lenílson para os paulistas e Fernandão e Tinga para os gaúchos, e o título ficou no Rio Grande do Sul.
Libertadores 2007 – Grêmio (oitavas de final):
Após passar em segundo no grupo que tinha Necaxa-MEX, Audax Italiano-CHI e Alianza Lima-PER, o São Paulo teve logo de cara um confronto duro nas oitavas de final: o Grêmio. E se no ano anterior a equipe do Morumbi havia caído para um gaúcho, em 2007 a história se repetiu.
Após vencer a primeira partida por 1 a 0 no Morumbi, os são-paulinos sucumbiram à força do Olímpico e, com gols de Tcheco e Diego Souza, perderam para o time tricolor que viria a ser vice-campeão contra o Boca Juniors-ARG.
Libertadores 2008 – Fluminense (quartas de final):
Na Libertadores de 2008, o São Paulo já havia vencido o Fluminense por 1 a 0 na ida, gol de Adriano Imperador, e esperava administrar a vantagem no Maracanã lotado. No entanto, o que se viu foi uma equipe carioca com fome de gols…
Washington, que depois se transferiria para o Morumbi, começou marcando e colocando fogo no jogo. No segundo tempo, entretanto, Adriano, novamente, foi às redes e jogou uma ducha de água fria nos tricolores. Um minuto depois, Dodô voltou a deixar o Flu na frente e, no último minuto, veio o golpe fatal. Thiago Neves cruzou na testa de Washington, que subiu mais que a defesa e cabeceou sem chances para Rogério Ceni. O Flu viria a ser o vice-campeão, perdendo nos pênaltis para a LDU-EQU.
Libertadores 2009 – Cruzeiro (quartas de final):
O ano após o tricampeonato brasileiro era para ser diferente dos anteriores em relação à Libertadores. Após passar pelo Chivas Guadalajara-MEX nas oitavas de final – desistiu do torneio por conta do surto do A/H1N1, a Gripe Suína -, o São Paulo enfrentou o Cruzeiro, mas a história se repetiu.
Diante de mais de 50 mil torcedores são-paulinos, a equipe celeste segurou a pressão e fez mais do que precisava. Ganhou com sobras por 2 a 0, tentos do volante Henrique e do atacante Kléber Gladiador. Curiosamente, assim como nos dois últimos anos, quem o eliminou terminou como vice-campeão, desta vez para o Estudiantes-ARG.
Libertadores 2010 – Internacional (semifinal):
Na temporada de 2010, o São Paulo batera o Cruzeiro com tranquilidade nas quartas de final e dava indícios de que, agora sim, a história seria diferente. Mas aí veio o Internacional, de Celso Roth, D’Alessandro, Kléber e Guiñazu.
Após perder por 1 a 0 no Beira-Rio, a missão no Morumbi era reverter a vantagem colorada. E até ganhou, mas de nada serviu. Alex Silva e Ricardo Oliveira marcaram para o time paulista, mas o tento de Alecsandro, hoje no Palmeiras, classificou os colorados para a final e, consequentemente, para o Mundial de Clubes em Abu Dhabi – cujo final, todos se lembram.
Libertadores 2013 – Atlético-MG (oitavas):
Com a pior campanha entre os classificados para a fase mata-mata, o São Paulo teve de enfrentar o Atlético-MG nas oitavas de final, clube contra quem jogou também na fase de grupos. E a equipe de Cuca, Ronaldinho, Victor e companhia não deu chances aos paulistas.
Depois de vencer em pleno Morumbi por 2 a 1, goleou no segundo jogo por 4 a 1, com show do atacante Jô, que marcou três vezes. A equipe mineira chegou até a final e acabou como campeão diante do Olimpia-PAR.
Libertadores 2015 – Cruzeiro (oitavas):
No ano passado, mas uma vez o São Paulo acabou sendo vítima do Cruzeiro. Após bater o time mineiro por 1 a 0 em casa, gol do argentino Centurión, a equipe do Morumbi foi forte até o Mineirão.
Um gol de Leandro Damião no tempo normal, entretanto, e a derrota nos pênaltis com erros de Souza, Luis Fabiano e Lucão deram a classificação aos celestes para as quartas de final da Libertadores. Depois, o Cruzeiro acabou sendo desclassificado pelo River Plate-ARG, atual campeão do torneio internacional.
… [Trackback]
[…] Find More Info here to that Topic: saopaulofc.com.br/noticias/2016/05/mata-mata-com-brasileiro-e-pesadelo-sao-paulino-na-libertadores/ […]
… [Trackback]
[…] Info on that Topic: saopaulofc.com.br/noticias/2016/05/mata-mata-com-brasileiro-e-pesadelo-sao-paulino-na-libertadores/ […]