Mena no Chile + Carlinhos no Reffis = garoto titular na lateral do São Paulo

237

GloboEsporte.com – Alexandre Lozetti, Marcelo Hazan e Marcelo Prado

Matheus Reis São Paulo (Foto: Érico Leonan/saopaulofc.net)Matheus Reis faz parte do grupo principal desde o ano passado (Foto: Érico Leonan/saopaulofc.net)

Há uma questão a ser resolvida na lateral esquerda do São Paulo na primeira parte do Campeonato Brasileiro. Mena foi convocado para defender a seleção chilena na Copa América Centenário, e seu reserva imediato, Carlinhos, está mais uma vez machucado. Matheus Reis, 21 anos, e Inácio, 20, ambos revelados nas categorias de base, serão as opções do técnico Edgardo Bauza enquanto ambos estiverem fora.

Matheus Reis já faz parte do grupo profissional desde o ano passado e foi o titular na vitória do time reserva por 1 a 0 sobre o Botafogo, no último domingo, em Volta Redonda. Os titulares foram poupados para o segundo jogo das quartas de final da Libertadores, na quarta, contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte. No Morumbi, na semana passada, o São Paulo venceu por 1 a 0.

Inácio, por sua vez, destacou-se nas competições sub-20 entre o fim do ano passado e o início deste, mas também teve problemas de lesão e jamais integrou a equipe no CT da Barra Funda. Internamente, ele é visto como um dos jovens de maior potencial do clube, a ponto de ter seu nome cogitado no Porto, de Portugal, numa possível aquisição do zagueiro Maicon.

Publicidade
Inácio São Paulo (Foto: Fernando Vidotto)Inácio São Paulo (Foto: Fernando Vidotto)

Mena estará em campo contra o Galo e no domingo, diante do Internacional, pelo Brasileirão. Depois, vai se apresentar ao Chile. Se sua seleção avançar até a semifinal da Copa América, que será disputada entre 3 e 26 de junho nos Estados Unidos, ele perderá nove partidas do Brasileirão. O caso é igual ao do zagueiro Rodrigo Caio, convocado por Dunga para a seleção brasileira. A Taça Libertadores vai parar durante o torneio de seleções.

Carlinhos não tem previsão de retorno. O lateral tem uma lesão de grau três no posterior da coxa esquerda, sofrida durante um treino no início da semana passada. Antes, ele teve um estiramento no mesmo local, durante o empate por 1 a 1 com o Linense, no dia 30 de março, pelo Paulistão. Foi a última atuação do jogador, que saiu de campo carregado por Maicon e Rodrigo Caio (veja no vídeo abaixo). Desde sua chegada ao Tricolor, no início do ano passado, ele tem sofrido uma série de problemas médicos.

Com 17 jogos entre os profissionais, Matheus Reis parece ser a opção mais plausível, pelo menos inicialmente. A ausência de Mena representa um desfalque importante no setor mais eficiente ofensivamente do São Paulo, o esquerdo. Suas triangulações com Michel Bastos e Ganso, além da aproximação de um dos volantes, causaram muito perigo aos adversários na Libertadores.