ESPNFC.com
Pedro Cuenca
Apesar da derrota para o Toluca por 3 a 1, o São Paulo está classificado para a próxima fase da Libertadores. Depois de dois insucessos nas oitavas de final, conseguimos avançar para as quartas. O adversário será o Atlético-MG, assim como em 2013. Um time forte, perigoso e que desperta um fantasma que há anos ronda o Morumbi.
Uma pergunta sincera: você lembra qual foi a última vez que o São Paulo eliminou um time brasileiro em mata-mata de Libertadores?
Faz tempo, muito tempo, no distante ano de 2010, quando o Tricolor venceu duas vezes o Cruzeiro e avançou às semifinais. Uma exceção no meio de tantas derrotas para brasileiros na última década.
Depois de conquistar o Tri da Libertadores, o São Paulo encarou dois brasileiros na edição seguinte: eliminou o Palmeiras nas oitavas de final e perdeu a final para o Internacional. Naquele 16 de agosto de 2006 começava o azar do São Paulo na competição continental.
Em 2007, o São Paulo caiu nas oitavas, dessa vez para o Grêmio. O carrasco de 2008 foi o Fluminense, nas quartas de final. Nestes anos, as conquistas do Campeonato Brasileiro mascararam as eliminações.
Chegou o ano de 2009, o São Paulo fez uma Libertadores bem medíocre e acabou eliminado para o Cruzeiro em pleno Morumbi, de forma bem merecida. Em 2010, o troco, mas depois veio uma dolorida eliminação para o Inter. Quedas para brasileiros também aconteceram em 2013, contra o Galo, e 2015, contra novamente contra o Cruzeiro.
Isso sem contar a humilhação de 2013, quando o São Paulo perdeu a semifinal da Sul-Americana para a Ponte Preta.
O time atual está chegando a um ponto da competição que ninguém imaginava e isso pode animar o torcedor. Mas antes de sonhar com títulos, São Paulo, lembre-se de que é preciso eliminar um time brasileiro no caminho. E que o tabu não cresça ainda mais!
Todo esse tabu começou com o boneco de posto e suas antices.
E a cabeça de burro desse bagre ficou enterrada Morumbi, com as presenças nefastas da múmia frangueira e do pipoca.
Esse ano tem tudo para ser diferente