Quando o São Paulo de Telê enfrentou o timaço do Atlético Nacional em uma semifinal

254

ronaldao

Leandro Stein – Trivela

Durante os anos 1990, o calendário de competições sul-americanas era inchado. Porém, para quem gostava de grandes jogos, a Supercopa Libertadores oferecia um prato cheio. O torneio realizado no segundo semestre reunia apenas os clubes que já tinham levantado a taça continental. Camisas pesadas que se cruzavam apenas em jogos mata-matas. E o São Paulo de Telê Santana, em seu ciclo vitorioso, também venceu a competição. Os dois jogos cardíacos na final contra o Flamengo, decidida apenas nos pênaltis, ficaram gravados na memória de muitos torcedores. Pois, no caminho ao topo, o Tricolor enfrentou o Atlético Nacional nas semifinais. Velho conhecido que volta a cruzar seu caminho na atual Libertadores.

Se o São Paulo vivia o auge, o Nacional não ficava muito atrás. Entre 1989 e 1995, os Verdolagas faturaram um título de Libertadores e ficaram entre os quatro melhores da competição em quatro oportunidades. Em 1993, o timaço era treinado por Hernán Darío Gómez e trazia entre os seus destaques Andrés Escobar, Mauricio Serna, John Tréllez e Victor Aristizábal. O Tricolor, por sua vez, tratou a competição com a seriedade devida e também escalou sua equipe titular, estrelada por Müller, Cafu, Zetti e Palhinha.

Publicidade

No primeiro jogo, o São Paulo prevaleceu no Pacaembu. Vitória por 1 a 0, com gol solitário de Müller. Já no reencontro, dentro do Atanásio Girardot, Palhinha até abriu o placar, mas Aristizábal e Zúñiga buscaram a virada diante da enorme pressão verdolaga. A partida seguiu para os pênaltis e os são-paulinos saíram com a classificação à final. Durante as cobranças alternadas, Aristizábal soltou a bomba no travessão, garantindo a vitória tricolor por 5 a 4.

Aqueles foram os dois primeiros jogos em 10 confrontos oficiais entre São Paulo e Atlético Nacional. Na Supercopa de 1994, o reencontro ocorreu nas oitavas de final. E o Tricolor avançou novamente, com vitória por 2 a 0 em Medellín e empate por 1 a 1 no Morumbi. Já os demais duelos foram disputados nos últimos oito anos, com destaque para a classificação dos Verdolagas nas semifinais da Copa Sul-Americana de 2014. Histórico de peso que ganha o seu capítulo mais importante nesta Libertadores.

1 COMENTÁRIO

  1. Essa competição, a Supercopa, sempre dava bons jogos. E dava gosto ver o time do Telê jogar. Veja essa semi. Nos dois jogos, mesmo o São Paulo fazendo só dois gols, teve inúmeras chances, o time jogava sempre buscando a posse de bola e agredir o adversário, que também era qualificado e era base da Seleção Colombiana que se classificara em primeiro lugar no grupo deles das Eliminatórias para o Mundial de 1994 (metendo humiliantes 5 a 0 na Argentina em Buenos Aires).