Banguelê provavelmente vai causar o maior frisson entre os são-paulinos nesta primeira rodada de Campeonato Brasileiro, contra o Botafogo, domingo, 11h, em Volta Redonda.
Há várias razões para a onda de curiosidade em torno do volante. Primeiro: ele foi o capitão dos últimos títulos conquistados pelo time sub-20. Segundo: num clube que, recentemente, priorizou garotos chamados por nome e sobrenome de batismo, de preferência os mais pomposos, ascender como Banguelê é um feito.
Além disso, ele joga numa posição considerada carente até pouco tempo atrás e é dotado de uma raça que também não se via no time profissional (águas passadas, aparentemente…).
Então, é bom que se diga à torcida: calma!
Matheus de Jesus Cardoso, o Banguelê, será titular contra o Botafogo, neste domingo, às 11h, em Volta Redonda, em razão da decisão de Edgardo Bauza de poupar todos os titulares para o jogo decisivo de quarta-feira, em Belo Horizonte, diante do Atlético-MG, pela Libertadores. Mas o capitão do sub-20 pode nem reaparecer no CT na segunda-feira.
É que seu “estágio” entre os profissionais já terminou. Em 2016, o departamento de futebol deu início a períodos de transição dos atletas que estão em fim de ciclo na base ou são mais promissores. Aos 20 anos, Banguelê faz seu último ano nas categorias de base e ainda deve disputar algumas competições inferiores. Mas, sem possibilidade de fazer isso no ano que vem por causa da idade, o volante, aos poucos, é integrado ao grupo principal.
Neste momento, estão na Barra Funda o volante Artur e o atacante Pedro Bortoluzo. Mais experiente e de personalidade considerada mais forte, Banguelê ganhará chance contra o Botafogo. Mesmo com seis jogadores formados no clube, ele será o único a estrear pela equipe profissional. Auro, Lyanco, Matheus Reis, Lucão e Lucas Fernandes já jogaram.
A diretoria cerca Banguelê de cuidados justamente para não causar uma expectativa ainda maior no próprio garoto e em seus fãs precoces – há vários nas redes sociais. Além de torcer para seus companheiros, o volante tem motivo especial para desejar que o São Paulo elimine o Atlético-MG na Libertadores. Significaria que, em julho, mais chances poderão aparecer. Até lá, os cartoleiros que gostam do jovem devem aproveitá-lo para escalá-lo nessa primeira rodada.
Vejo com satisfação a escalação do Benguelê mas porque não colocaram outros que tem talento como faz o Santos, escalaram o Velhugano um jogador acabado para o futebol que só vai afundar o nosso tricolor, o São Paulo é a Madre Tereza de Calcutá, não existe um time no mundo que tem interesse nessa Múmia nem os times do Uruguai.
Estou na área… Boa tarde a todos!
Primeiramente, quero externar o meu sentimento em participar, novamente, aqui na SPNet… Sensacional emoção!
Enfim, a base está sendo integrada ao time principal. Ótimo! Nesse domingo às 11h00, diante do Botafogo, veremos alguns jogadores da base em ação. Dentre eles, Banguelê, que terá a oportunidade de sua vida. Força garoto!
Confio muito no trabalho do Edgardo Bauza. Ele é muito honesto e competente. Aos poucos ele fará do nosso Tricolor uma potência em campo.
Um grande abraço a todos. Dá-lhe Tricolor!
nando_itaquera