10 anos depois, Grafite volta onde foi herói e vilão

111

ESPN.com.br

Bianca Daga

Aos 36 anos, em junho do ano passado, Grafite causou reboliço ao ser contratado pelo Santa Cruz. O atacante retornava ao futebol brasileiro, depois de passar por Le Mans, Wolfsburg, Al Ahli e Al Sadd. Com 43 jogos pelo clube de Recife, no entanto, ainda não disputou nenhum em São Paulo (SP), de onde saiu em 2006 como herói e vilão. Neste sábado, reencontra a capital paulista no duelo contra o Palmeiras, às 16h (horário de Brasília), pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.

Grafite fez uma boa temporada pelo Goiás, em 2003, e então foi contratado pelo São Paulo. O atacante defendeu o time tricolor de 2004 a 2006 e construiu uma relação de amor e ódio com os torcedores.

Logo em sua primeira temporada no Morumbi, formou dupla titular, com Luis Fabiano, e depois que o companheiro foi para a Europa, terminou o ano como artilheiro da equipe com 26 gols marcados.

Publicidade

Caiu nas graças da torcida, mas também em 2004 provocou muita raiva num famoso episódio. Foi dele os dois gols da vitória do São Paulo por 2 a 1 diante do Juventus, que rebaixou o adversário da Mooca e, o mais importante, salvou o rival Corinthians de cair para a segunda divisão do Campeonato Paulista. “Até hoje, os corintianos me agradecem por aqueles gols”, comentou anos depois.

Em 2005, se redimiu. Não se destacou tanto e sofreu com lesão, mas foi importante num ano glorioso, em que o São Paulo foi campeão paulista, da Copa Libertadores e do Mundial de Clubes da Fifa. O último jogo dele pela equipe tricolor foi no dia 25 de janeiro de 2006, numa derrota por 1 a 0 justamente para o Juventus, sob o comando de Muricy Ramalho.

Grafite, quando ainda era magrelo e um jovem de 22 anos, começou sua primeira passagem pelo Santa Cruz. Em junho do ano passado, agora bem mais velho e conhecido, com seleção brasileira em seu currículo, voltou ao Santa Cruz. Desde então, ainda não fez nenhuma partida na capital paulista. Agora terá essa oportunidade diante do Palmeiras, no Allianz Parque.

O Santa Cruz começou bem no Campeonato Brasileiro de 2016, invicto por quatro rodadas. Mas já caiu de desempenho. No momento, ocupa a 10ª colocação com 11 pontos – três vitórias, dois empates e três derrotas. Grafite vem sendo o destaque do clube de Recife, com seis gols marcados até aqui, mas não balança as redes desde a terceira rodada.

FICHA TÉCNICA:
PALMEIRAS X SANTA CRUZ

Data: 18 de junho de 2016, sábado
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Eduardo Tomaz de Aquino Valadão (GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Cristhian Passos Sorence (GO)M

PALMEIRAS: Fernando Prass; Jean, Edu Dracena, Vitor Hugo e Egídio; Thiago Santos, Tchê Tchê, Moisés, Roger Guedes e Dudu; Gabriel Jesus. Técnico: Cuca

SANTA CRUZ: Tiago Cardoso; Vítor, Neris, Danny Morais e Tiago Costa; Uillian Correia, João Paulo e Lelê; Arthur, Grafite e Keno. Técnico: Milton Mendes