globoesporte.com
Marcelo Prado e Yan Resende
Com a suspensão de Thiago Mendes e as lesões de Hudson e Wesley, técnico do São Paulo tem a opção de utilizar o volante Artur, de 20 anos, no jogo do próximo domingo
Uma das características que fez o São Paulo contratar Edgardo Bauza, no início do ano, foi a facilidade do treinador de trabalhar com atletas de base. A expectativa se confirmou e, desde a chegada do argentino, oito garotos do CT de Cotia já foram usados pelo treinador: Lucão, Lyanco, João Schmidt, Banguelê, Lucas Fernandes, Luiz Araújo, Auro e Matheus Reis. O nono já está a caminho: o volante Artur, de 20 anos, tem tudo para ganhar uma chance na equipe que enfrentará o Flamengo, domingo, às 16h (horário de Brasília), no Mané Garrincha, em Brasília.
Com a suspensão de Thiago Mendes, que levou o terceiro cartão amarelo contra o Vitória, e as lesões de Hudson e Wesley, o meio-campista é a única opção do setor para o confronto diante dos cariocas. Outra alternativa de Patón, com pouca chance de ser usada, seria improvisar o zagueiro Lucão, que já atuou nesta posição na estreia do nacional, contra o Botafogo, em Volta Redonda.
José Artur de Lima Júnior era titular absoluto da equipe sub-20, que conquistou quatro títulos na última temporada. Ele também foi um dos destaques do time que venceu a Taça Libertadores da categoria no mês de fevereiro, no Paraguai. O jovem foi chamado para um período de observações no CT da Barra Funda e, após ser aprovado por Bauza, não voltou mais para Cotia, ao contrário de seu companheiro de meio-campo, Banguelê, que retornou para a equipe de baixo.
Artur tem um estilo de jogo discreto. Não é de se arriscar muito e comete poucas faltas. Sabe atuar tanto como primeiro ou como segundo volante, por isso não deverá ter problemas de entrosamento com João Schmidt, que vem atuando novamente como titular com Bauza.
Além dos oito jogadores jovens que já foram usados pelo argentino, ele também já relacionou mais quatro jogadores da base para jogos da equipe na temporada: Artur, o lateral Felipe Araruna, o zagueiro Lucas Kal e o atacante Pedro Bortoluzzo. Mas eles acabaram não sendo usados pela comissão técnica. Em determinados treinos da equipe na temporada no CT da Barra Funda, Bauza chegou a comandar 13 garotos revelados em Cotia.