Pela primeira vez, o Sport conseguiu arrancar um ponto do São Paulo jogando na capital paulista. Depois de 17 derrotas em 17 jogos neste cenário, o time pernambucano conseguiu um empate sem gols diante do adversário nesta quinta-feira, no Morumbi, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o time tricolor fica na sétima posição com 15 pontos, sete a menos do que o líder Palmeiras. Já os rubro-negros vão a nove pontos e aparecem na 17ª colocação, a primeira dentro da zona de rebaixamento.
O duelo ainda ficou marcado pela estreia do novo segundo uniforme da equipe, que tem na gola polo a grande mudança. Foi a primeira vez que o São Paulo usou seu traje reserva em casa desde agosto de 1994.
Além do tropeço, os paulistas tiveram de lamentar uma baixa na partida – que poderá ser um problema para as semifinais da Libertadores. Aos 13 minutos do segundo tempo, Kelvin precisou ser substituído por Centurión depois de ter sentido uma lesão muscular na coxa.
Pela próxima rodada do Brasileirão, o São Paulo fará clássico com o Santos no Pacaembu, no domingo, às 16h (de Brasília). No mesmo dia, o Sport receberá a Chapecoense na Ilha do Retiro, às 18h30.
equilíbrio e nada de gols
Nos primeiros 45 minutos, muito equilíbrio e pouca precisão nos passes em um jogo que ficou bastante preso no meio de campo, mas que também teve momentos de perigo de ambos os times.
Os mandantes quase marcaram com um chute de Ganso por cima da meta e uma finalização de Michel Bastos defendida por Magrão. Do outro lado, os pernambucanos assustaram com cabeceio do Matheus Ferraz perto do alvo após cobrança de escanteio e duas conclusões de Diego Souza. Na primeira, o meia driblou Maicon e mandou na rede pelo lado de fora. No fim da etapa inicial, parou em defesa de Denis.
são paulo ataca, mas 100% acaba
Na volta do intervalo, os donos da casa foram para cima e fizeram boa parte do segundo tempo ocorrer no campo adversário. Aos 16, Magrão fez boa defesa em finalização de Michel Bastos de dentro da área. Pouco antes, Matheus Ferraz havia acertado um carrinho por trás em Ytalo na área, mas o árbitro não marcou a clara penalidade.
Ytalo voltaria a aparecer aos 18, quando cabeceou à direita do alvo após levantamento na área. Na sequência, Centurión assustou com uma pancada de fora da área. No fim, aos 44, Maicon cobrou falta com perigo. Três minutos depois, Thiago Mendes fez jogada individual e concluu acima da meta.
Apesar do maior domínio territorial e das ocasiões de gol, o São Paulo não conseguiu fazer a rede balançar. Bom para o Sport que deixa a capital paulista com um ponto na bagagem pela primeira vez em sua história.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 0 X 0 SPORT
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 23 de junho de 2016, quinta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Rafael Traci (PR)
Auxiliares: Rafael Trombeta e Pedro Martinelli Christino (ambos do PR)
Público: 11.145
Renda: R$ 321.698,00
Cartão amarelo: Edmílson (Sport)
SÃO PAULO: Denis; Bruno, Maicon, Rodrigo Caio e Matheus Reis; João Schmidt (Luiz Araújo), Thiago Mendes, Kelvin (Centurión), Ganso e Michel Bastos; Ytalo (Alan Kardec)
Técnico: Edgardo Bauza
SPORT: Magrão; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Rodney Wallace; Rithely, Serginho (Rodrigo Mancha), Everton Felipe (Luiz Antônio) e Gabriel Xavier; Edmílson (Reinaldo Lenis) e Diego Souza
Técnico: Oswaldo de Oliveira