UOL
Porto disse que Maicon não deverá continuar
A negociação para a renovação de contrato do zagueiro Maicon virou uma guerra fria entre São Paulo e Porto (POR). Nesta quarta-feira (22), a assessoria de imprensa do clube português reforçou a informação dada pelo empresário do jogador: ele não fica para as semifinais da Libertadores e voltará ao clube com o qual tem contrato após o fim do empréstimo, no próximo dia 30. O Tricolor, porém, tem postura diferente e ainda acredita no desfecho positivo.
Também nesta quarta, o técnico Edgardo Bauza comentou a situação em entrevista coletiva e disse que tem esperança de ver um final feliz para a novela. O argentino conta com Maicon para os confrontos contra o Atlético Nacional (COL) pelas semifinais da Libertadores, nos dias 6 e 13 de julho.
“Esperamos que sim (fique). Mas é uma situação que escapa das minhas possibilidades. É de um tema contratual. Oxalá possamos contar com ele. Estamos todos os dias dentro disso. Mas não está dentro das minhas possibilidades. É uma negociação. Tenho muita experiência nisso. Até fechar, cada um puxa para o seu lado. Esperamos que possa chegar num acordo e possamos contar com ele. A realidade é que Maicon quer ficar, isso ajuda. E agora estão as diretorias pensando se entrarão no acordo”, analisou o argentino.
“O torcedor que pense, tem uma discussão. Digo é que estamos trabalhando para cuidar que Maicon fique pelo menos até o fim da Libertadores, mas não posso assegurá-lo. É uma negociação muito difícil, mas vamos tentar”, completou o argentino.
A postura da diretoria agora é a mesma de quando o empresário do jogador disse que ele não ficaria. Acredita que faz parte de estratégia de negociação e que não será isso que definirá a questão. No caso do agente, vale lembrar que ele ficou sem comissão quando Maicon foi contratado no início do ano.
Caso não consiga acertar a permanência de Maicon, o São Paulo deve ter dificuldades para trazer um substituto. Segundo Bauza, a busca por reforços para a Libertadores está complicada.
“Está complicado. Igualmente está confirmado Cueva. Ele não pode jogar a Libertadores. Não descarto que chegue alguém. Porém é difícil. Não é fácil. Estamos gastando toda a energia para que Maicon fique”, disse.
O peruano Cueva chega nesta quarta-feira ao Brasil e deve treinar já nesta quinta. O meia-atacante, porém, está fora da partida contra o Sport e domingo, contra o Santos, por falta de tempo para regularizar sua situação.
Com todo respeito à colônia portuguesa no Brasil, às vezes acho que a burrice vai além da conta.
Não vejo qualquer justificativa plausível para endurecer esse jogo, como os portugueses têm feito. Qual o problema de prolongar o empréstimo do atleta por mais uns dois meses?
O Maicon seria valorizado, pois poderia vencer um campeonato de grande importância como a Libertadores, e jogando em alto nível. Despertaria a atenção de clubes europeus. O maior beneficiado seria o dono dos direitos federativos, o próprio Porto.
Com a prorrogação do empréstimo, que atenderia a interesse do Maicon e desejo do SPFC, manteria um bom diálogo com o clube brasileiro para futuras transações de jogadores.
Parece-me que, com essa estúpida intransigência, o FC Porto está fechando portas por aqui.