Quem mete menos medo hoje: São Paulo ou Morumbi?

91

ESPNFC.com

Pedro Cuenca

Mais um jogo no Morumbi, mais uma decepção. Como se quisesse provar que está desinteressado pelo Brasileirão, o São Paulo recebeu o fraquinho Sport e não conseguiu passar de um empate sem gols. Um jogo sofrível, duro de assistir e que começa a levantar vários questionamentos na cabeça dos torcedores a poucos dias da semifinal da Libertadores contra o Atlético Nacional.

O Tricolor já jogou cinco vezes no Morumbi este ano. Venceu Palmeiras e Vitória, empatou com o Sport e perdeu para Internacional e Atlético-PR. De 15 pontos possíveis, apenas sete foram conquistados. A nossa casa, antes temida pelos adversários e uma grande arma do São Paulo para acumular pontos no campeonato, virou apenas um gigante de concreto. Quem lá entra não se sente mais intimidado.

Publicidade

Pode ser pela falta de torcida, pela mudança do gramado, pela falta de atitude do Tricolor ou pelos esquemas montados pelos rivais, mas o que antes era uma poderosa arma, hoje é uma grande dor de cabeça.

Vale lembrar que foram três jogos contra equipes pequenas e apenas quatro pontos marcados. Contra os dois grandes, Palmeiras e Internacional, só uma vitória e em uma partida decente. O Inter, convenhamos, é uma equipe que joga um feio futebol e deu uma baita sorte no Morumbi. Enfim, é pífio e patético esse desempenho do São Paulo como mandante.

Dos últimos 12 pontos disputados, contra Atlético-PR, Vitória, Flamengo e Sport, o time conseguiu apenas 5, sendo que era perfeitamente possível vencer os quatro jogos, ainda mais porque três foram disputados em casa (Nota: no 2º turno, neste período, o SP fará a sequência Curitiba-Salvador-São Paulo-Recife. Desgastante, não? É…).

Quem tem medo do Morumbi, se até os times retrancados conseguem armar jogadas em contra-ataques e fazer gols?

 

Rubens Chiri / São Paulo FC

Rubens Chiri / São Paulo FC
É, Maicon, nem pedindo aos céus esse time dá jeito!

 

Outro problema é o próprio time. Com chance de entrar no G4 em caso de vitória, o São Paulo fez uma partida horrorosa, completamente desinteressado. Não há nada de positivo em um jogo como esse. É preciso, antes de tudo, lembrar que a Libertadores pode acabar de uma forma ruim e aí só vai sobrar o campeonato nacional, então não pode estar longe dos líderes se isso acontecer. A amarelada de hoje, assim como contra Inter e Atlético-PR, pode ser um grande problema lá na frente.

As finalizações mostram que ainda há muito a ser melhorado no elenco tricolor. O time não consegue mais acertar aquele gol gigantesco. Até agora, apenas 10 gols foram marcados, colocando o São Paulo entre os piores ataques do Brasileirão. Contra o Sport, foram 21 finalizações, sendo que apenas TRÊS foram no alvo. Um número ridículo, convenhamos. Enquanto isso, os adversários percebem a fragilidade de nosso goleiro e chutam de onde é possível, sempre confiando que podem marcar um gol.

Para a semifinal da Libertadores, contra a forte e letal equipe colombiana, esses dois pontos podem atrapalhar muito o São Paulo. A esperança é que ainda tem um tempinho para arrumar essas falhas.

Se até o fraco Sport, que habita a zona do rebaixamento, fica lá tranquilo na defesa, sendo pouco ameaçado em pleno Morumbi, é difícil saber quem tem medo do São Paulo.

Medo, porém, todos nós temos. De que o time fique longe dos líderes do Brasileirão e de que seja eliminado na Libertadores. Jogando assim, o medo parece cada vez mais uma certeza de novas irritações com o Tricolor.

1 COMENTÁRIO

  1. Perfeito!
    O SP nos jogos em casa da Liberta agrediu o adversário, abafou, e conseguiu os resultados por causa disso.
    No brasileiro a impressão é que o jogo não é tão importante então não tem necessidade desse abafa.
    Bauza tem diversificado bem os times que entram titulares, e está certo de fazer isso, precisamos de mais do que um time forte, precisamos de um elenco forte, justamente pra poder enfrentar o desgaste de ATACAR, AGREDIR, ABAFAR o time adversário quando o jogo é no morumbi e administrar as perdas de jogadores por cansaço que virão de uma forma ou de outra.