São Paulo não vence Santos fora desde 2014, mas defende tabu de 23 anos

100

ESPN.com

 

622 e6822e6b 61bf 3f2e a5b2 c8f83a74d95c
Golaço de falta de Hernanes, Ceni expulso e decisivo: São Paulo bateu Santos por 4 a 3 em 2009

Lá se vai mais de um ano e meio que o São Paulo não vence o Santos na condição de visitante. Foi no dia 23 de novembro de 2014 a última vez que o clube do Morumbi obteve o feito. Desde então, foram cinco clássicos na Vila Belmiro, dos quais saiu como perdedor em três.

Naquela ocasião, o Tricolor perseguia o Cruzeiro na luta pelo título do Campeonato Brasileiro, que terminaria com o bicampeonato consecutivo da equipe mineira. O San-São, válido pela 36ª rodada, teve como palco a Arena Pantanal, em Cuiabá – o time da Baixada vendeu o mando -, onde o jovem Gabriel Boschilia, então com 18 anos, fez o gol do triunfo são-paulino por 1 a 0 aos nove minutos do segundo tempo.

Publicidade

Se o tento não serviu para evitar o caneco da Raposa, ao menos garantiu o time comandado por Muricy Ramalho – atualmente aposentado da profissão de técnico – na Copa Libertadores da América de 2015. Os únicos remanescentes da equipe que bateu o Peixe no Mato Grosso são o meia Michel Bastos, que inclusive substituiu Boschilia naquele duelo, e o volante Hudson.

Além deles, Rogério Ceni, Paulo Miranda, Antônio Carlos, Edson Silva, Reinaldo, Auro (Denilson), Ademilson, Alexandre Pato (Luis Fabiano) e Osvaldo entraram em campo pelo Tricolor naquele clássico. No ano seguinte, a equipe da capital sofreu um grande desmanche, principalmente na era do técnico Juan Carlos Osorio, que perdeu oito jogadores por transferência.

No fim de 2015, Ceni confirmou aposentadoria, Alexandre Pato teve o contrato de empréstimo encerrado, sendo obrigado a voltar ao Corinthians e posteriormente cedido ao Chelsea, da Inglaterra, por seis meses, e Luis Fabiano rumou à China, onde defende atualmente o Tianjian Quanjian, da segunda divisão do país asiático. Já Boschilia acabou vendido ao Monaco, da França, por 9 milhões de euros (R$ 34,7 milhões à época), em agosto do ano passado.

O Tricolor terá mais uma chance de superar o Peixe longe de seus domínios a partir das 16 horas (de Brasília) deste domingo, quando as duas equipes farão o San-São de número 300, em partida válida pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro e a ser realizada no Pacaembu. Os dois elencos chegarão juntos ao estádio municipal para promover o ?Clássico da Paz?, que será acompanhado de perto apenas pela torcida santista.

Como alento à torcida são-paulina, o Tricolor não perde para o Peixe no Pacaembu desde 1993, há 23 anos, quando foi batido em confronto pelo Campeonato Paulista. Desde então, o time do Morumbi acumula três vitórias e um empate. No último clássico entre as duas agremiações no gramado municipal, em 1999, o São Paulo derrotou o Santos por 2 a 1, pelo Estadual.

Confira os últimos seis resultados do San-São em que o Tricolor atuou como visitante:

Santos 0 x 1 São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro de 2014, na Arena Pantanal

Santos 0 x 0 São Paulo, pelo Campeonato Paulista de 2015, na Vila Belmiro

Santos 2 x 1 São Paulo, pelas semifinais do Campeonato Paulista de 2015, na Vila Belmiro

Santos 3 x 0 São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro de 2015, na Vila Belmiro

Santos 3 x 1 São Paulo, pelas semifinais da Copa do Brasil de 2015, na Vila Belmiro

Santos 1 x 1 São Paulo, pelo Campeonato Paulista de 2016, na Vila Belmiro