Análise: São Paulo é dominado no Sul e liga sinal de alerta para resto do ano

141

GloboEsporte.com

Yan Resende

Em derrota por 1 a 0 para o Grêmio, avaliada por Bauza como a pior atuação do time neste Brasileirão, Tricolor indica que os próximos meses podem ser preocupantes.

– Olhou um para a cara do outro e falou: nunca mais podemos fazer um jogo desse.

A frase é de Gilberto, que fez sua primeira partida como titular do São Paulo, e define bem a atuação da equipe na derrota para o Grêmio, por 1 a 0, no último domingo, em Porto Alegre. O técnico Edgardo Bauza foi além e disse que foi o pior jogo do Tricolor neste Campeonato Brasileiro. Realmente nada deu certo.

Publicidade
São Paulo Treino (Foto: GloboEsporte.com)Bauza manteve a escalação que treinou ao longo da semana, mas foi amassado pelo Grêmio no Sul

O goleiro Denis foi o melhor em campo, o que dá pistas de como foi o duelo. Quer os números? O Grêmio finalizou 26 vezes contra apenas oito do Tricolor. Durante toda a partida, não houve sequer uma chance real criada pela equipe são-paulina. Foram 11 do lado gaúcho.

 

Bauza manteve o time que treinou ao longo da semana. Sem Hudson, escalou Wesley para marcar no meio-campo ao lado de Thiago Mendes. Não funcionou. O domínio gremista no setor era nítido desde os primeiros minutos de jogo.

Aos 2, Negueba dominou livre na área, mas colocou a mão na bola. Aos 8, obrigou Denis a fazer boa defesa. Aos 11, Bolaños assustou o goleiro do São Paulo. Aos 12, Everton tirou tinta da trave. Um sufoco: apenas o Grêmio jogava em Porto Alegre. Veja a sequência de lances abaixo:

Responsável pela armação, Cueva prendia muito a bola e logo era sufocado pela marcação adversária. Centurión errava tudo o que tentava. Gilberto precisava voltar ao círculo central para ter algum breve contato com a bola.

Empate sem gols no primeiro tempo? Méritos de Denis. O goleiro salvou o São Paulo após cobrança de falta do lateral Edílson (veja o lance abaixo). Já nos acréscimos, impediu golaço de Bolaños. Algo mudaria após o intervalo? Sim: o gol Grêmio chegaria ao gol.

Logo aos quatro, Mena saiu errado, e Bolaños novamente assustou Denis. Já aos sete, o goleiro bem que tentou, mas não conseguiu mais evitar o gol gremista. Depois de espalmar o chute rasteiro de Maicon, viu Douglas aparecer sozinho na pequena área, pegar o rebote e escorar para o fundo das redes. Veja:

O São Paulo estava dominado pelo Grêmio. Bauza ainda tentou mudar o cenário. Primeiro, inverteu Centurión e Michel Bastos. Depois, sacou Gilberto, colocou Kelvin pela direita e adiantou Centurión para atuar como falso 9.

Nada fez efeito. A última tentativa foi colocar novamente um atacante de ofício. O técnico tirou Centurión e promoveu a estreia do garoto Pedro Bortoluzzo, goleador do time sub-20 do Tricolor. Mas o Grêmio permaneceu absoluto até o fim.

Mena conseguiu piorar as coisas em dois lances seguidos. Aos 31, recebeu cartão amarelo. Dois minutos depois, matou o contra-ataque do Grêmio e foi expulso. Sem ter o que argumentar, abaixou a cabeça e correu para o vestiário.

Expulsão do Mena tirou qualquer chance de reação do São Paulo no jogo  (Foto: GloboEsporte.com)Expulsão do Mena tirou qualquer chance de reação do São Paulo no jogo (Foto: GloboEsporte.com)

O lateral chileno já não tinha mais o que fazer. O São Paulo passou a impressão que também não. A equipe comandada por Bauza, dominada desde o primeiro minuto, aceitou a derrota em Porto Alegre, ligando o sinal de alerta para o restante da temporada.

O Tricolor pode ter a estreia de mais três jogadores (o zagueiro Douglas, o lateral Buffarini e o atacante Chávez), mas os reforços são incógnitas. Não é possível afirmar que os reforços contratados serão capazes de suprir as saídas de Ganso, Kardec, Calleri e, possivelmente, Rodrigo Caio.

A incerteza, aliás, começa no banco de reservas. Bauza permanecerá no clube ou será o novo treinador da Argentina? A saída do técnico potencializaria a luz amarela que já pisca no Morumbi. O São Paulo derrotado pelo Grêmio é o time que veremos até o final do ano? Se for, o final do ano será dramático para os tricolores.

3 COMENTÁRIOS

  1. Acho que o São Paulo precisa mudar a forma de jogar. Não adiantar trocar técnico, mandar jogador embora porque não vai resolver nada. Primeiro, esta conversa que Paton vai sair ou ficar , tem que acabar ou vai de uma vez ou fica. Precisamos muito deste treinador, é um cara competente. Se ele sair , vamos trazer quem ?

    Ontem o time inteiro esta ruim de mais, com exceção do Goleiro, Lugano e Maicon. Os demais aff maioria horrível de mais. Os laterais , Cueva, Centurion, Gilberto, todos sem exceção péssimos dos péssimos.

    Gosto do Michael Bastos, mas não sei , não esta jogando com vontade. Acho que Paton deveria mudar . Precisamos de alguém jogando junto com Cueva, Michael infelizmente não da. Thiago Mendes, depois que o São Paulo comprou mais direitos econômico do cara, ele caiu de produção. Infelizmente o ataque esta horrivel. Se realmente desse certo o Pato , acho que daria certo jogando com o Argentino Chaves e Cueva.

    No meu time, Luis Araujo é titular mesmo jogando de uma perna só. Se o Centurion consegue ser, por que o Luis não pode ? Eu jogaria :

    DENIS
    BRUNO (LATERAL CONTRATADO)
    LUGANO
    MAICON
    CARLINHOS (TESTAR NOVAMENTE)
    THIAGO MENDES ( JOÃO)
    HUDSON
    CUEVA
    LUIS ARAUJO
    PATO ( SE CONTRATADO) , GILBERTO OU PEDRO
    CHAVES

  2. Não adianta agora pq perdemos de 1×0 do Grêmio acharmos que ninguém mais serve e rifar todo o time. Centurión era o melhor jogador do campeonato Argentino quando contratamos ele. Por que não deu certo com nossa camisa? Não sei se é um problema de motivação ou se ele está sendo mal utilizado, mas o fato é que não se esquece de como jogar bola. Tem que entender por que ele não está rendendo e tentar recuperar. Thiago Mendes e Bastos são jogadores que estão acima da média no nível da primeira divisão brasileira, se vc disser que estão disponíveis, vários clubes já irão querer. Lembra no começo do ano quando o Bastos foi muito criticado? Santos, Inter e até o Corinthians tentaram ele. Tivemos maus resultados quando jogamos com times esvaziados de titulares e agora depois da eliminação na Libertadores é normal para os times brasileiros darem uma caída. Patón tem que acertar o barco com o que temos e incorporando os reforços. Com esse time bem gerenciado acho que dá pra terminar no G4, título porém é bem difícil pq estamos longe da ponta.

  3. O Centurion é um jogador esforçado, porém, ruim. Já o Michel Bastos é completamente descompromissado com o time a diretoria, se tiver o mínimo de competência, se livra dele. O Thiago Mendes não é jogador para o Tricolor. Caso não contratemos um bom armador não adianta trazer o Cristiano Ronaldo que não resolverá (a bola não chega ao ataque, vide o jogo contra o grêmio).