ESPN.com.br
Patrick Mesquita
Se dependesse da lista inicial do técnico Edgardo Bauza, Diego Lugano não estaria entre os relacionados para o jogo contra o Corinthians, neste domingo, às 16h, em Itaquera. Mas o defensor foi incluído de última hora. O ESPN.com.br apurou que o zagueiro conversou pessoalmente com o treinador e pediu para ficar no banco de reservas, em uma tentativa de ajudar a equipe neste momento difícil após a eliminação na semifinal da Libertadores.
Bauza aceitou o pedido e relacionou o uruguaio, que se concentrou com o elenco no CT da Barra Funda e verá, do banco de reservas, a dupla de zaga ser formada mais uma vez por Maicon e Rodrigo Caio. Lugano entende que precisa estar ao lado da equipe em situações difíceis, ainda mais em um clássico contra um dos maiores rivais. Visto como um dos líderes do elenco, o defensor quer ajudar o clube mesmo que apenas apoiando da beira do gramado.
A medida do treinador argentino em deixar o uruguaio fora da partida era preventiva. Bauza quer preservar o uruguaio, que deve encarar uma sequência de jogos quando Rodrigo Caio se apresentar para a seleção olímpica na próxima semana.
Também pesa a favor do zagueiro o histórico nos clássicos. Em campo, o defensor nunca foi derrotado pelo rival do Parque São Jorge.
A fase tricolor, no entanto, não é das melhores, principalmente na Zona Leste da capital. O São Paulo enfrentou o Corinthians em Itaquera em quatro oportunidades, tendo perdido todas. A mais marcante ocorreu no Brasileiro de 2015, quando o alvinegro entrou com time reserva e goleou por 6 a 1.
O uruguaio atuou como titular substituindo o suspenso Maicon na eliminação da Libertadores diante do Atlético Nacional-COL, na última quarta-feira, quando o São Paulo perdeu por 2 a 1 e o defensor acabou expulso após o segundo gol colombiano.
Ídolo da torcida do São Paulo, Lugano voltou ao clube 10 anos após sua primeira passagem e chegou para ser o líder do time, que tinha como principal baixa a aposentadoria de Rogério Ceni. Com 35 anos, o jogador entrou em campo em 20 das 44 partidas que a equipe fez até o momento.
Uma outra novidade entre os relacionados no São Paulo é o atacante Gilberto, contratado essa semana para o lugar de Calleri e Alan Kardec, que deixaram o clube. O centroavante deve começar o clássico no banco de reservas.