Atacante emprestado pelo Boca deve desembarcar no Brasil até esta sexta-feira. CBF recebe provas do Tricolor e encaminhará documentos à Fifa sobre lateral-direito
Por Marcelo Hazan e Marcelo Prado – GloboEsporte.Com
Transferência de Buffarini depende de aval da Fifa (Foto: Diego Guichard)
Os últimos reforços do São Paulo na janela de transferências internacionais vivem situações diferentes. Andrés Chávez, emprestado pelo Boca Juniors por um ano, tem chegada prevista ao Brasil até esta sexta-feira. O clube o espera no CT da Barra Funda até o fim de semana. A negociação foi concretizada sem problemas. O caso de Buffarini, do San Lorenzo, no entanto, causa apreensão. O acordo foi fechado por U$ 1,8 milhão de dólares (cerca de R$ 5,8 milhões).
O Tricolor depende de uma autorização da Fifa para que o acordo seja concretizado. O São Paulo enviou sua defesa para a CBF, que encaminhará os documentos reunidos como provas na tarde desta quinta-feira para a Fifa. A entidade tem até 15 dias para dar uma resposta. O diretor de registro e transferências da CBF, Reynaldo Buzzoni, é o responsável por cuidar da questão.
O caso será analisado pelo player status, a quem cabe ou não autorizar a transferência em regime de exceção. Enquanto não houver posicionamento da Fifa, a transação segue travada no sistema TMS (Transfer Matching System, sistema de registros da entidade).
O São Paulo e o San Lorenzo dizem ter provas de que inseriram as informações antes do prazo do fechamento da janela de transferências internacionais, na madrugada de terça-feira, mas o sistema TMS não confirmou a transação. Isso configura um erro na visão dos clubes, que pleiteiam a validação do acordo na Fifa.
O caso de Alan Kardec, negociado com o Chongqing Lifan, no limite da janela chinesa, é diferente. O sistema de registros da Fifa caiu, mas a entidade deu “ok” quatro dias depois. Com futuro incerto, Buffarini continua treinando normalmente no San Lorenzo, na Argentina.