Tricolor defende invencibilidade na Arena Grêmio; relembre os jogos

78

SãoPaulo.F.C

Érico Leonan

São Paulo visitou os gaúchos três vezes, após construção do estádio, e arrancou grandes resultados

2014.jpg

Por Rubens Chiri/saopaulofc.net

Palco do confronto entre gaúchos e paulistas neste final de semana pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, a Arena Grêmio traz boas recordações ao time são-paulino nesta recente história do confronto entre os clubes no estádio. Desde a sua construção, o local recebeu o Tricolor três vezes. E, neste período, o São Paulo conquistou grandes resultados como visitante em Porto Alegre: duas vitórias e um empate.

Publicidade

2013

2013.JPG

No primeiro confronto entre as equipes na Arena Grêmio, o atacante Luis Fabiano foi o responsável por balançar as redes e arrancar o empate por 1 a 1 no dia 12 de junho de 2013. Na ocasião, com mais volume de jogo, o São Paulo abriu o placar na capital gaúcha aos 41 minutos do primeiro tempo: Douglas fez linda jogada pelo meio, se livrou dos defensores e tocou para o Fabuloso. O centroavante escapou da marcação e tocou no canto. A bola ainda bateu na trave antes de balançar as redes e colocar a equipe são-paulina em vantagem antes do intervalo.

Na volta para a segunda etapa, o panorama do jogo mudou e os anfitriões pressionaram mais. Empurrado por sua torcida, o Grêmio criou as melhores jogadas, mas parou nas mãos do goleiro Rogério Ceni, que fez boas intervenções. Antes que o cronômetro pudesse marcar dez minutos, o camisa 01 praticou três defesas difíceis e parou as investidas gremistas.

Além da competência do capitão tricolor, a trave também ajudou o São Paulo após chute forte de Elano. Nos contra-ataques, o Tricolor tentava sair do campo de defesa, mas parava na marcação adversária. No entanto, apesar de lutar contra a pressão do Grêmio, a equipe sofreu o gol de empate. Aos 41 minutos, o atacante Kleber aproveitou cobrança de escanteio, deixou tudo igual no Rio Grande do Sul e fechou o marcador na Arena: 1 a 1.

2014

2014.1.jpg

No dia 4 de outubro daquele ano, o parelho duelo com o então favorito Grêmio fechou as grandes exibições da equipe no Rio Grande do Sul em 2014. O duelo foi um verdadeiro tira-teima entre os clubes. E, nos detalhes, o Tricolor conseguiu vencer os gaúchos por 1 a 0 e derrubar uma invencibilidade de oito jogos consecutivos do goleiro Marcelo Grohe no Campeonato Brasileiro de 2014.

Coube ao capitão Rogério Ceni a missão de converter com categoria o pênalti que garantiu o importante triunfo dos paulistas. Diante de um adversário que também somava 43 pontos na competição nacional antes de a bola rolar em Porto Alegre, na Arena, a equipe são-paulina conseguiu abrir três pontos contra um rival direto na classificação e se manteve na terceira colocação, com 46.

De quebra, o Tricolor conseguiu desempatar o histórico do confronto com os gremistas. Ao longo dos anos, paulistas e gaúchos se enfrentaram 55 vezes pelo Brasileirão. Agora, com 22 vitórias, os paulistas levam vantagem sobre o adversário, que detém 21, além de 12 empates.

2015

2015.jpg

Diante de um adversário que vivia grande momento no Campeonato Brasileiro de 2015 e acumulava dez jogos de invencibilidade, o Tricolor apostou nos contragolpes na ocasião para retomar o caminho das vitórias e colar novamente no G-4. E a aposta do técnico Juan Carlos Osorio funcionou! Letal no contra-ataque, o São Paulo derrotou o Grêmio por 2 a 1 no dia 13 de setembro e se reabilitou na competição nacional. Os golaços dos atacantes Alexandre Pato e Rogério garantiram os três pontos aos visitantes, que de quebra ampliaram a invencibilidade no Rio Grande do Sul.

Com o resultado positivo na Arena Grêmio, a equipe são-paulina se manteve invicta no novo estádio – com duas vitórias e um empate, em três jogos – e aumentou o período sem derrotas em território gaúcho: desde 2012 o clube não perde no Rio Grande do Sul.