6 curiosidades sobre o novo comandante são-paulino

92
RicardoGomes_002B.JPG

Por Rubens Chiri / saopaulofc.net

Como o técnico Ricardo Gomes retorna ao comando do São Paulo após seis anos, separamos seis curiosidades que marcaram a primeira passagem do treinador pelo clube.

Aproveitamento de campeão

Publicidade

O aproveitamento do técnico à frente do São Paulo no Campeonato Brasileiro de 2009 foi superior ao do Flamengo, que ficou com o título. Desde que comandou o time pela primeira vez, no dia 27 de junho, pela oitava rodada, quando o Tricolor venceu o Náutico por 2 a 0, no Morumbi, com gols do zagueiro Jean Rolt e do meio-campista Hernanes, foram 31 jogos, com 17 vitórias e sete empates, além de sete derrotas, aproveitamento de 62,3% dos pontos, contra 59% do clube carioca.

Lucas e Casemiro

Treinador da Seleção Brasileira Sub-23 entre 2002 e 2004, Ricardo Gomes sabe trabalhar e lapidar jovens jogadores. Foi sob o comando dele que o meia-atacante Lucas e o volante Casemiro subiram das categorias de base para o time principal. A dupla, destaque na conquista da Copa São Paulo de 2010, foi promovida em momentos diferentes. O volante do Real Madrid e da Seleção Brasileira subiu primeiro e fez sua estreia no dia 25 de julho de 2010, na derrota por 1 a 0 para o Santos, na Vila Belmiro, pela 11ª rodada do Brasileiro, quando Gomes escalou um time alternativo por conta da disputa das semifinais da Libertadores. Já o meio-campista, ídolo e multicampeão pelo Paris Saint-Germain, chegou aos profissionais a pedido do treinador, com quem treinou por algum tempo. A estreia de Lucas, porém, acabou acontecendo dia 08 de agosto, no empate por 1 a 1 com o Atlético Paranaense, na Arena da Baixada, logo após a saída do técnico.

Defesa sólida

Zagueiro eficiente e de muita qualidade, Ricardo Gomes demonstra a mesma competência defensiva nas equipes que comanda. Na campanha do Campeonato Brasileiro de 2009, o Tricolor terminou a competição com a melhor defesa da competição, com apenas 42 gols sofridos, superando Flamengo e Internacional, os dois primeiros colocados, que sofreram dois gols a mais cada. Já na Copa Libertadores da América de 2010, o time foi vazado apenas uma vez em seis partidas disputadas em casa e terminou a competição com apenas quatro gols sofridos em 12 jogos, a melhor média da história do clube no torneio. Além disso, o São Paulo igualou o recorde do Boca Juniors (1977) ao ficar oito jogos sem sofrer gol na competição sul-americana.

Invicto em clássicos

Pelo Campeonato Brasileiro, o treinador deixou o comando da equipe sem nenhuma derrota em clássicos disputados no estádio do Morumbi. Na edição de 2009, o Tricolor venceu o Santos por 2 a 1, e empatou com Palmeiras e Corinthians, por 0 a 0 e 1 a 1, respectivamente. Já em 2010 o único confronto foi com o Palmeiras e o São Paulo levou a melhor: triunfo por 1 a 0.

Referendado por grandes ídolos

Dois ídolos do São Paulo fizeram questão de dar boas-vindas para Ricardo Gomes em sua primeira passagem pelo clube. Raí foi companheiro do treinador são-paulino na Seleção Brasileira e no Paris Saint-Germain. Destacando sua competência e caráter, o Rei do Morumbi fez questão de estar presente no primeiro dia do técnico no Tricolor. Já o meia Kaká, treinado por Ricardo na Seleção Brasileira Sub-23, disse na época que o comandante entendia muito de futebol, tinha o perfil do São Paulo e que todos iriam gostar do seu trabalho. Os dois provaram estar certos, já que Ricardo Gomes fez um bom trabalho em sua primeira passagem, deixando muitos amigos e as portas abertas.

Jason

Muitos torcedores do São Paulo apelidaram o Tricolor de Jason, em alusão ao personagem do filme de terror Sexta-feira 13, que costumava ressurgir quando todos esperavam que ele estivesse morto. Baseado na reação da equipe em 2008, quando reverteu grande vantagem e ficou com o título brasileiro, os são-paulinos passaram a usar o personagem do cinema na disputa da competição nacional de 2009, quando o Tricolor reagiu e chegou a liderar a competição. Muitas máscaras passaram a ser vistas no Morumbi e camisas com o nome e o número 13 foram confeccionadas.