Análise: refém de problemas antigos, São Paulo lucra empate no Beira-Rio

72

GloboEsporte.com – Yan Resende

A esperança do torcedor era ver um time diferente na estreia de Ricardo Gomes, mas o São Paulo que empatou com o Inter, em 1 a 1, no Beira-Rio, apresentou velhos problemas. O Tricolor foi um time sem criatividade no ataque, cometendo falhas bobas na zaga e apático nos melhores momentos do adversário no jogo.

Ricardo Gomes retomou o esquema de Edgardo Bauza, escalando o São Paulo no 4-2-3-1 (Foto: GloboEsporte.com)Ricardo Gomes retomou o esquema de Edgardo Bauza, escalando o São Paulo no 4-2-3-1

Ricardo Gomes, que se apresentou na semana passada cobrando mudanças justamente na postura da equipe, fechou os treinos táticos ao longo de sua primeira semana de trabalho, mas o São Paulo não levou novidades a Porto Alegre. O técnico retomou o esquema que era utilizado por Bauza, o 4-2-3-1, utilizando Michel Bastos novamente como ponta esquerda.

A formação mexeu também na posição de Hudson, que voltou a atuar mais à frente da zaga, fazendo dupla com João Schmidt. À vontade, o volante ajudou a proteger a zaga, evitando o maior temor são-paulino com o retorno do antigo esquema.

Publicidade

A principal queixa em relação ao time do Bauza era a cobertura dos laterais. Mena ficava sobrecarregado, pois Michel Bastos não ajudava tanto na marcação pelo lado esquerdo. Pela direita, o problema sempre foi menor – principalmente pela dedicação de Kelvin.

No Beira-Rio, o cenário foi diferente. O desempenho dos pontas não foi tão diferente, mas João Schmidt e Hudson cumpriram bem o papel. Desta forma, quando Valdívia ou Seijas caíram pelos lados do ataque do Inter, ficaram sem opções de jogadas. Aí também entra um problema colorado: Artur e Ceará mal apareciam no campo ofensivo.

Isolado no campo de ataque do Inter, Valdivia não conseguiu produzir nada no primeiro tempo  (Foto: Reprodução)Isolado no campo de ataque do Inter, Valdivia não conseguiu produzir nada no primeiro tempo (Foto: Reprodução)

A transição lenta do Inter da defesa para o ataque ajudou bastante o São Paulo. Diante de uma sequência de 12 jogos sem vencer, o time comandado por Celso Roth até tentou pressionar ao longo do primeiro tempo, mas não conseguiu surpreender: foram 10 finalizações, sem qualquer chance real de gol no primeiro tempo.

Por outro lado, o São Paulo soube ser efetivo nessa metade inicial do jogo. O time de Ricardo Gomes ficou menos com a bola (43% x 57%), chegou ao gol pela primeira vez apenas aos 30 minutos (num chute de Cueva, veja abaixo), mas foi quem balançou as redes no Beira-Rio.

Depois de arrumar uma falta no ataque, o Tricolor mandou a bola para a área, e a zaga do Inter afastou mal. Hudson brigou com os adversários, foi travado por Paulão e sofreu o pênalti. Na cobrança, Cueva abriu o placar em Porto Alegre.

O resultado não mostrava o que tinha sido a partida até então. No intervalo, Ricardo Gomes reclamou da falta de produtividade de sua equipe ao longo do primeiro tempo, mas não fez alterações.

O Inter, porém, mudou. Celso Roth tirou Nico López e colocou Ariel, que passou a incomodar mais a zaga do São Paulo. O Colorado melhorou no jogo. Aos sete, o centroavante fez o giro dentro da área, bateu forte e Denis espalmou. Era o início de uma incrível sequência de chances perdidas.

Na cobrança de escanteio, Paulão ficou com a sobra e também parou no goleiro são-paulino. Em novo tiro de canto, Denis defendeu a cabeçada de Sasha. No rebote, Seijas soltou a bomba, que desviou no pé de Lyanco e carimbou o travessão tricolor.

A resposta de Ricardo Gomes foi sintomática. Imediatamente tirou Kelvin e colocou Wesley para reforçar a marcação no meio-campo. Celso Roth também mexeu – de forma inusitada. De olho na bola aérea, sacou Eduardo Sasha para a entrada do lateral William.

O Colorado passou a ter apenas uma jogada, suficiente para empatar. Aos 38, Ariel recebeu o passe em profundidade, driblou Denis, tocou para o gol e viu Mena salvar em cima da linha. No lance seguinte, o lateral iria de herói a vilão.

Após mais de 20 cruzamentos na área, o Inter finalmente conseguiu balançar as redes, mas precisou da ajuda tricolor. Ernando desviou o cruzamento de Seijas, a bola ainda tocou na perna de Mena e traiu Denis.

O castigo para um São Paulo que só pensou em se defender no segundo tempo poderia ser maior. Aos 43, Eduardo Henrique foi derrubado por Buffarini dentro da área, e o árbitro marcou pênalti. Valdivia chutou para fora.

Em sua apresentação, Ricardo Gomes pediu 30 dias para mudar o Tricolor. Em seis, mostrou que o caminho pode ser mais longo do que parece.